Victor Fernandes   |   20/03/2023 10:43
Atualizada em 20/03/2023 10:53

MTur desenvolverá Turismo étnico com Povos Indígenas

Primeira ação apoiará a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do País

Roberto Castro/MTur
Ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do Turismo, Daniela Carneiro
Ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do Turismo, Daniela Carneiro
Na última quarta-feira (15), as ministras do Turismo, Daniela Carneiro, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, selaram o início de uma parceria para fomentar o Turismo de base comunitária em comunidades indígenas, preservando as tradições locais. A prática da atividade de forma sustentável permitirá a geração de emprego e renda das comunidades que optarem por aderir à iniciativa.

“Esse é um Turismo desenvolvido integralmente tendo como base os três pilares da sustentabilidade - ambiental, econômico e social - e que atende a um anseio da sociedade de buscar cada vez mais o Turismo de experiência e que valoriza fortemente os saberes locais. Então, acredito que o Turismo pode ser um grande aliado dos povos indígenas”, avaliou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Na ocasião, a ministra Sonia Guajajara aceitou o convite da ministra Daniela Carneiro para participar, no próximo dia 23 de março, de um evento em Sergipe para lançar a inciativa Experiências do Brasil Original, que contará, ainda, com a parceria dos ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O projeto apoiará a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do País, valorizando e conferindo visibilidade a indígenas e quilombolas.

A iniciativa prevê ações de diagnóstico, capacitação, estruturação e comercialização, possibilitando também a inserção de produtos e serviços e fortalecendo o Turismo de base comunitária, tendo como foco empreendimentos e experiências lideradas por mulheres.

“Temos uma série de oportunidades. É muito interessante essa parceria com o Ministério do Turismo e nossas comunidades precisam de apoio. Temos várias realidades no Nordeste, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste, por exemplo. São áreas que podemos estruturar e valorizar, desde à agricultura, gastronomia ao artesanato, gerando renda e promovendo a cultura”, comentou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

FUNAI

Outra ação prevista é uma parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para incentivar ações que promovam o ecoturismo e o etnoturismo de base comunitária em Terras Indígenas, de forma responsável, contribuindo para a valorização da sociobiodiversidade, da história e das culturas, a equidade social, o protagonismo comunitário, a salvaguarda das tradições, dos costumes, dos saberes e fazeres indígenas, entre outros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!