Da Redação   |   22/03/2023 07:17
Atualizada em 22/03/2023 11:55

Turismo reúne ministros e parlamentares em evento em Brasília

Sindepat, Abrape e Resorts Brasil celebram um ano de Perse em encontro com autoridades

ANTONIO MACIEL especial para a PANROTAS

Tony Maciel para a PANROTAS
O deputado Felipe Carreras, autor do projeto do Perse, e os ministros Daniela Carneiro, do Turismo, Margareth Menezes, da Cultura, e Marcio França, de Portos e Aeroportos
O deputado Felipe Carreras, autor do projeto do Perse, e os ministros Daniela Carneiro, do Turismo, Margareth Menezes, da Cultura, e Marcio França, de Portos e Aeroportos
Em um evento realizado na noite desta terça-feira (21), que reuniu ministros de Estado, senadores e dezenas de deputados federais, em Brasília (DF), o setor de Turismo e Eventos do Brasil mostrou toda sua força e representatividade junto aos poderes executivo e legislativo.

A iniciativa “Vamos com Eventos e Turismo”, contou com a presença de investidores, empresários e gestores do setor turístico, e apresentou também os resultados do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), criado em maio de 2021, fruto de ampla construção multipartidária dentro do Poder Legislativo e foi o maior instrumento de recuperação setorial pós-pandemia em execução no País.

Tony Maciel para a PANROTAS
Sérgio Souza, vice-presidente da Resorts Brasil
Sérgio Souza, vice-presidente da Resorts Brasil
O movimento “Vamos com Eventos e Turismo” envolve as entidades de Turismo Abrape, Resorts Brasil, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). O objetivo é o de conscientizar os profissionais do segmento, parlamentares e agentes públicos sobre a importância da mobilização setorial e política no desenvolvimento do segmento. Prestigiaram o evento a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

“A mobilização do setor e o engajamento de deputados e senadores foram fundamentais para que o PERSE se tornasse realidade. E hoje estamos aqui, neste evento histórico, prestando contas e mostrando que todo o esforço valeu a pena. Como sempre defendemos, com apoio voltaríamos a movimentar rapidamente a economia, gerando empregos e receita em municípios de todo o país, superando todos os obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus (covid-19)”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori Júnior.

Tony Maciel para a PANROTAS
Murilo Pascoal, presidente do Sindepat
Murilo Pascoal, presidente do Sindepat
O presidente do Sistema Integrado De Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Murilo Pascoal, também falou sobre a importância da permanência do Perse para que o setor do turismo e eventos siga em recuperação.

“Este é um programa que ajudou o setor de turismo e eventos a não entrar em falência, e que agora está se recompondo, fazendo acertos fiscais. Agora a gente começa a fase de se voltar para o crescimento interno. Podemos transformar o déficit na conta corrente, no sentido de gastar mais no exterior do que atrair divisas, invertendo essa lógica com as potencialidades do país. Precisamos de um turismo forte para isso. E queremos construir isso”.

O presidente do Sindepat anunciou que no SINDEPAT SUMMIT, cuja quarta edição, segunda em Brasília, acontece nesta quarta e quinta-feira, a entidade vai apresentar um estudo que mostra que o reinvestimento do setor está sendo muito forte. “Nossos negócios têm essa característica. Precisamos de atrações novas para garantir competitividade, e já estamos vendo esse movimento no Brasil. Estamos animados e em franca expansão”, adiantou.

Já o deputado federal, Felipe Carreras (PSB-PE), que teve papel de destaque na aprovação do PERSE na Câmara Federal, classificou o evento como histórico. “Um momento para refletirmos a importância do associativismo, para manter o setor unido e manter esse benefício que salvou milhares de empregos. Queremos consolidar essa conquista e pavimentar outros avanços. Temos a sensibilidade do governo federal, por meio de conversas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; além da ministra da Cultura, Margareth Menezes; e achamos que continuaremos com essa iniciativa, nunca vista pelo setor”, projetou.

NÚMEROS

O setor de eventos, de cultura e entretenimento encerrou 2022 como um dos grandes vetores da economia e promoção de oportunidades de trabalho no País, como atesta o Radar Econômico, levantamento realizado pela ABRAPE, com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência divulgados recentemente. O Brasil gerou 2.037.982 empregos formais no ano passado. Como um todo, o setor representa mais de 15% das oportunidades de trabalho no País.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais da Resorts Brasil, Sérgio Souza, a iniciativa das entidades é a demonstração da força que o setor de Turismo e Eventos pode ter quando unida, na articulação junto aos poderes.

“Com a pandemia, sem essa articulação, teríamos uma quebradeira nas empresas, sem condições para conseguir comprimir compromissos. Mas houve um pacto entre Legislativo e Executivo. Agora temos uma nova ameaça com uma possível reforma tributária. Seguimos unidos para manter o PERSE”, complementou Sérgio.

Com o suporte do PERSE, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós-crise. Isso é o que atesta os números do PIB aferido em 2022 recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a instituição, o ano terminou com alta de 2,9%, impulsionado principalmente pelo crescimento de 11.5% das atividades classificadas como “outros serviços”, que englobam aqueles prestados às famílias como o turismo, hospedagem, alimentação fora do lar e recreação, que fazem parte do hub do setor de eventos.

Veja mais fotos do evento no álbum abaixo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS