Artur Luiz Andrade   |   25/04/2023 22:26
Atualizada em 26/04/2023 08:14

Presidente da Anseditur quer mais voos e promoção para alavancar Turismo

Secretário de Turismo de Fortaleza vai comandar associação de municípios turísticos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Vanessa Leal, Marcelo Freixo, Alexandre Pereira, Bento Nunes, senador Cid Gomes, Cristiano Araújo e Fabricio Amaral
Vanessa Leal, Marcelo Freixo, Alexandre Pereira, Bento Nunes, senador Cid Gomes, Cristiano Araújo e Fabricio Amaral
O novo presidente da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira, também secretário de Turismo de Fortaleza, disse hoje, na abertura da 2ª Marcha dos Secretários de Turismo, em Brasília, que o alto preço das passagens aéreas, a pouca competitividade do setor de aviação no Brasil, com apenas três empresas, e a promoção turística ainda feita em modelos antigos são os dois principais desafios dos municípios turísticos do País.

“Uma passagem aérea Natal-Fortaleza-Natal por R$ 2,7 mil é um absurdo. O Turismo interno responde muito rapidamente, mas os preços das passagens estão muito altos. Os voos estão lotados, não há serviço de bordo, precisamos repensar a política público do setor com urgência”, analisou ele.

Sobre a questão da promoção dos destinos turísticos, Pereira destacou a marca de seis milhões de turistas estrangeiros, estacionada há anos nesse patamar, por conta, entre outros fatores, da falta de criatividade da divulgação dos destinos.

“Pego os estandes do Nordeste e estão todos vendendo a mesma coisa nas feiras lá fora, sol e mar. Não dá para compartilhar? Não dá para nos vendermos regionalmente? Não podemos apostar em promoção regional, por exemplo para aproveitar o kitesurfe em todo o Nordeste? Precisamos pensar a promoção internacional de forma mais estratégica e pensar fora da caixa na promoção em geral. Na próxima Abav Expo, no Rio, Fortaleza terá um estande de 100 metros quadrados dividido com Manaus. Vamos vender praia e Amazônia juntos. É preciso olhar para as oportunidades e pensar a promoção de forma diferente”, disse em seu discurso.

Segundo ele, outros pilares para o sucesso dos destinos, e que a Anseditur irá apoiar e investir em sua gestão, é a capacitação e o pertencimento das comunidades, que precisam ver que o Turismo faz a diferença em suas vidas e terem orgulho das cidades onde moram. “O grande ativo do Brasil são os brasileiros. Tivemos Copa, PanAmericano, Olimpíada e o encontro da juventude... que legado ficou para o País? Precisamos mudar isso.”

ANSEDITUR

Com 240 associados, a Anseditur mira os quase três mil destinos turísticos do País e quer essa união para transformar o setor, seja no recebimento dos estrangeiros, seja na chacoalhada que precisa ser dada no Turismo doméstico, que ganhou nova visão de alguns turistas no pós-pandemia.

Durante a abertura da Marcha de Secretários de Turismo, a Anseditur empossou oficialmente sua diretoria, com Alexandre Pereira à frente, e recebeu convidados como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário executivo do MTur, Bento Nunes (a ministra Daniela Carneiro não pôde comparecer), o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Romero Rodrigues, o senador Cid Gomes, do Ceará, o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, e o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, também secretário de Turismo de Goiás.

Bento Nunes, do MTur, destacou, em sua fala, a importância da união dos entes federativos, para que se construam políticas públicas mais efetivas, e colocou o MTur à disposição dos municípios, para um Turismo mais inclusivo, sustentável e igual para todos.

O senador Cid Gomes fez questão de comparecer à posse por saber da importância do Turismo e para prestigiar o amigo Alexandre Pereira, segundo ele um exemplo de liderança no Turismo.

“Nossa expectativa é que o Turismo seja refundado, que vejamos de novo a atenção do governo federal para o setor. Apoio o resgate da Embratur e apoio o projeto que destina fundos do sistema S para a agência”, disse o senador.
A posse da nova diretoria da Anseditur também foi prestigiada pela família de Alexandre Pereira e por parceiros do Ceará, como a Abav-CE, a ABIH e o CVB de Fortaleza.

A PANROTAS participa da Marcha de Secretários com seu CEO, José Guilherme Alcorta, que participou de um painel sobre inovação hoje à tarde, e com o editor-chefe Artur Luiz Andrade, que amanhã faz uma apresentação sobre comunicação para destinos, ao lado de José Guilherme.

Amanhã também haverá um painel com representantes da Azul, Gol e Latam, e os assuntos dos preços das passagens e da malha aérea das companhias com certeza voltarão.

Veja algumas fotos no álbum abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.