Filip Calixto   |   29/08/2023 12:20
Atualizada em 29/08/2023 12:27

Representantes do Fornatur se reúnem pela 1ª vez com ministro Celso Sabino

Em sua primeira reunião com o fórum, Sabino pontuou suas propostas para o desenvolvimento do setor

Divulgação/MTur/Roberto Castro
Reunião aconteceu na sede do Ministério do Turismo, em Brasília (DF)
Reunião aconteceu na sede do Ministério do Turismo, em Brasília (DF)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou ontem (28), pela primeira vez, da reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). No encontro, Sabino pontuou as prioridades e ações de sua gestão frente à pasta aos gestores públicos do País. Entre as propostas estão as iniciativas para o desenvolvimento do Turismo interno, a descentralização de recursos com os Estados e a volta do Salão Nacional do Turismo, que deve ser realizado no mês de dezembro, em Brasília (DF).

"O salão será destinado aos turistas, mas todos serão convidados: agências, companhias aéreas, embaixadas. Podem ter certeza de que nós vamos promover bastante este evento, fazendo com que os consumidores daqui do Distrito Federal, do Centro-Oeste e os que virão de fora possam ter acesso, principalmente, a novos destinos, mas também em destinos que já estão consolidados no mercado nacional", destacou o ministro do Turismo.

Ainda durante sua apresentação, Sabino pontuou o trabalho que vem sendo realizado com o "MTur Itinerante", iniciativa que descentraliza a atuação da pasta, levando a todo o país opções para avançar com o Turismo local. O ministro, acompanhado da equipe do MTur, esteve nesta segunda-feira em Campo Grande (MS), divulgando a disponibilidade de crédito para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e estimulando a formalização do setor, com a apresentação dos benefícios do registro das atividades turísticas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

As propostas para alavancar o Turismo interno também foram abordados na reunião com os secretários estaduais de turismo. Uma delas é uma parceria com o Banco do Brasil para ofertar crédito para o Turismo nacional aos correntistas. Outra possibilidade apontada foi o uso do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o financiamento por parte dos trabalhadores nos gastos em viagens domésticas, além do retorno das comissões temáticas no CNT (Conselho Nacional do Turismo).

O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, que preside a Goiás Turismo - Agência Estadual de Turismo de Goiás, deu as boas-vindas ao ministro. "O Turismo é a nossa receita, a gente também é do privado aqui, então esse time aqui vai te dar a mão e conte conosco", finalizou.

Além de reunir dirigentes dos 26 estados e do Distrito Federal, a reunião contou com a presença da área técnica do Ministério do Turismo e dos secretários nacionais de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Turismo e de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Milton Zuanazzi e Carlos Henrique Sobral. Na oportunidade ainda foram debatidos a melhoria da segurança turística, o fortalecimento da aviação civil no País e a consolidação de dados do setor.

* Com informações do MTur

Tópicos relacionados