Da Redação   |   15/12/2023 10:16
Atualizada em 15/12/2023 11:29

OMT inaugura escritório para as Américas no Rio de Janeiro

Unidade regional é a primeira da agência de Turismo das Nações Unidas na região


PANROTAS / Marluce Balbino
Marcelo Freixo, da Embratur, Celso Sabino, ministro do Turismo, Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, e Antonio Queiroz, do FecomércioRJ, na inauguração do escritório
Marcelo Freixo, da Embratur, Celso Sabino, ministro do Turismo, Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, e Antonio Queiroz, do FecomércioRJ, na inauguração do escritório

RIO DE JANEIRO - Conectividade, educação e inovação foram as três palavras mais mencionadas durante a inauguração no Rio de Janeiro do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT, ou UNWTO na sigla em inglês), agência das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (14).

A nova unidade fica no Centro da cidade, e ocupa todo o 10º andar de um prédio com vistas para a Baía de Guanabara e construções históricas. A área com cerca de 500 metros quadrados foi cedida à entidade pelo Sistema Fecomercio/Sesc/Senac. Está pronta para ser ocupada, e tem em torno de 25 posições de trabalho. Mas, por enquanto, é um “escritório fantasma”.

PANROTAS / Marluce Balbino
Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, e Celso Sabino, ministro do Turismo
Alexandre Sampaio, da CNC e FBHA, e Celso Sabino, ministro do Turismo

“Vamos trazer alguém de fora, muito ‘fera’, para ser o diretor regional”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao Portal PANROTAS. “O MTur vai trabalhar em parceria com a OMT para selecionar os representantes deste centro de inovação no Brasil”.

Sabino participou da cerimônia inaugural ao lado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente da Fecomércio RJ, Antonio de Queiroz; do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e de representantes de outros países da América do Sul, como Angelita Duarte de Melillo, ministra do Turismo do Paraguai; Remo Monzeglio, vice-ministro do Turismo do Uruguai, e Pilar Pardo Lagos, sub-secretária de Turismo do Chile. O evento reuniu ainda dezenas de políticos das esferas federal, estadual e municipal e representantes do setor privado.

“Este escritório é uma vitória para todo o Turismo no Brasil”, comemorou Sabino na inauguração. “É um reconhecimento da OMT de que esta região do planeta precisa de mais atenção e cuidado. Receberemos aqui técnicos de diferentes partes do mundo. Vamos planejar qualificação e captação e somar para que aumente o número de turistas na América Latina”.

Quando o Rio cresce, o Brasil cresce junto, diz Freixo

“O Brasil ainda tem muito o que avançar para atrair mais turistas estrangeiros”, complementou Marcelo Freixo. “O Rio é a porta de entrada do País. Quando o Rio cresce, o Brasil cresce junto. De janeiro a outubro deste ano, tivemos a arrecadação recorde de cerca de R$ 28 bilhões, o que representa mais de 8% do PIB brasileiro. Turismo é uma atividade em sintonia com o século 21, gerando emprego e renda de maneira sustentável”.

PANROTAS / Marluce Balbino
Autoridades inauguram escritório da OMT no Rio de Janeiro
Autoridades inauguram escritório da OMT no Rio de Janeiro

OMT promete esforços para trazer mais estrangeiros ao Brasil

“Seis milhões de turistas estrangeiros por ano não é nada para o Brasil”, destacou Zurab Pololikashvili. “Há muitas oportunidades de desenvolvimento sustentável. Analisaremos no dia a dia o que devemos fazer para atrair mais visitantes, que fiquem mais tempo e gastem mais. Educação e inovação serão os principais pontos que vamos abordar. E conectividade, essencial para América Latina e Caribe. Em 2024, o Brasil terá uma oportunidade importante com a reunião da cúpula do G20 (marcada para novembro no Rio). O País tem que aproveitar. Abrir este escritório aqui é um legado da OMT. É um êxito e uma grande responsabilidade”.

A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, falou com o Portal PANROTAS sobre a importância da unidade para a promoção do Brasil no Exterior:

“É um marco para a cidade e para o País. A OMT pode colaborar muito na produção de dados e no estabelecimento de novas parcerias. Além disso, a atuação do escritório será importante nos segmentos de educação e inovação, fundamentais para qualificar o Turismo”.

Para o presidente-executivo do Rio Visitors & Convention Bureau (Rio CVB)/Visit Rio, Carlos Werneck, a inauguração da unidade da OMT fechou o ano com “chave de ouro”.

“Os governos federal, estadual e municipal estão finalmente olhando para o Turismo de outra maneira. O Brasil ter um escritório da OMT, e no Rio, é muito importante. Precisamos melhorar a conectividade. E ainda há muito a ser feito em educação e inovação”.

“Este escritório com foco em América Latina estava muito disputado”, disse Adriana Homem de Carvalho, assessora da presidência da Fecomércio e ex-secretária interina de Turismo do Estado do Rio. “Vai ser bom para o trade ter tantas pessoas no Rio pensando em Turismo”.

O acordo para instalar a unidade da OMT no Brasil foi assinado em outubro, durante a 25ª Assembleia da entidade, no Uzbequistão. Representantes do País na Ásia Central também estiveram na cerimônia inaugural. Autoridades estrangeiras que vieram para o evento seguiram para a abertura do Salão Nacional do Turismo, que começa hoje (15) e vai até segunda-feira (17), em Brasília.


Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Tópicos relacionados