Filip Calixto   |   31/01/2024 12:09
Atualizada em 31/01/2024 12:12

Parlamentares pedem cálculos que ocasionaram cancelamento do Perse

Senadores e deputados pedem acesso às especificidades da conta que justifiquem a anulação dos benefícios


Agência Senado/Roque de Sá
O ofício enviado pela Frente Parlamentar Mista da Hotelaria conta com 246 assinaturas - sendo 29 de senadores e 217 de deputados
O ofício enviado pela Frente Parlamentar Mista da Hotelaria conta com 246 assinaturas - sendo 29 de senadores e 217 de deputados

A recém-formada Frente Parlamentar Mista da Hotelaria (FPhotel), protocolou, no dia 24 de janeiro, um ofício junto à Secretaria da Receita Federal solicitando informações sobre os cálculos que constam na medida provisória 1202, de 28 de novembro de 2023, que subsidiaram a alegação do governo federal sobre o impacto orçamentário do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e justificaram a anulação de seus benefícios fiscais.

O ofício enviado conta com 246 assinaturas (sendo 29 de senadores e 217 de deputados).

A FPhotel, que tem como presidente o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e vice-presidentes o senador Veneziano Vital (MDB) e o deputado federal Marx Beltrão (PP), organizou o pedido com a justificativa de buscar transparência e informações detalhadas sobre o custo do programa. Por isso, solicitou oficialmente às autoridades os dados oficiais que esclareçam seu impacto financeiro desde o início de sua vigência, com demonstrativos dos cálculos que destaquem os pormenores e possam debater a continuidade do programa.

O conteúdo do documento solicita acesso à memória de cálculo e aos dados brutos que subsidiaram a alegação que suspende os efeitos do Perse. Foi pedida também a Exposição de Motivos 00175/2023, que acompanha a MP, referente ao impacto orçamentário do benefício fiscal contido no programa.

Além disso, os representantes do setor hoteleiro pedem os dados concretos da utilização programa de maneira a evitar a destinação indevida do benefício fiscal, incluindo operações de malha fiscal, valores identificados, autuações realizadas e a memória de cálculo do impacto fiscal estimado na EM 00436/2022, do Ministério da Economia e do Ministério do Turismo (MTur).

A FPhotel conta com o apoio de entidades nacionais ligadas à indústria de hotéis, que emprega formalmente cerca de três milhões de pessoas. As associações apoiadoras da Frente Parlamentar são:

  • ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis);
  • ABIHs estaduais e do Distrito Federal;
  • Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil);
  • Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas);
  • Unedestinos (União Nacional de Convention & Visitors Bureau);
  • ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis);
  • HI HOSTEL Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7170 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!