Filip Calixto   |   06/02/2024 18:04
Atualizada em 06/02/2024 18:14

CNC e entidades do Turismo lançam manifesto em apoio à manutenção do PERSE

Também foi ao ar um site que resume as ações em favor do programa e mensuras seus impactos financeiros

PANROTAS / Filip Calixto
Os deputados Renata Abreu e Felipe Carreras, assim como a senadora Daniella Ribeiro, receberam do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o manifesto pela manutenção do PERSE
Os deputados Renata Abreu e Felipe Carreras, assim como a senadora Daniella Ribeiro, receberam do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o manifesto pela manutenção do PERSE

BRASÍLIA (DF) - A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo) e as 33 entidades que compõem o Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade) lançaram hoje (6) um manifesto pela manutenção do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), para que seja preservado em sua integridade - conforme o disposto na Lei nº 14.148/2021.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e o diretor da Cetur (Confederação responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), Alexandre Sampaio - também presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) -, entregaram o documento para os deputados Felipe Carreras (PSB), autor do projeto de lei que criou o PERSE. Além dele, receberam o manifesto também Renata Abreu (Podemos), relatora do projeto na Câmara dos Deputados, e a senadora Daniela Ribeiro (PSD), relatora no Senado Federal, solicitando apoio para o segmento.

"A CNC está solidária com o setor de Turismo, que foi o mais atingido durante a pandemia, sofrendo impactos brutais em termos de perda de empregos e fechamento de empresas. O PERSE precisa perdurar para a manter o processo de recuperação das perdas que ocorreram neste período. Vamos sensibilizar os parlamentares para o fato de que o Turismo e os diversos segmentos, como hotelaria, alimentação fora do lar, agências de viagens, e tantos outros, precisam de programas como o PERSE, que são o caminho para transformar o Brasil em uma potência do Turismo", afirmou Tadros.

O projeto, conforme lembra o dirigente, desempenhou papel fundamental na mitigação dos impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19 no setor de eventos e Turismo. Tadros lembra que, em virtude do elevado poder de contaminação e dos necessários protocolos de distanciamento adotados, o setor foi impactado diretamente, com seu faturamento caindo 38% em 2020, enquanto o PIB brasileiro teve uma queda de 3,3%.

PANROTAS / Filip Calixto
José Roberto Tadros, presidente da CNC
José Roberto Tadros, presidente da CNC

"A CNC está totalmente comprometida em apoiar a manutenção do PERSE, reforçando que o segmento de eventos colabora de forma fundamental para o desenvolvimento deste País. Com a união das entidades representativas do trade turístico e com uma atuação forte no Congresso, vamos em busca da manutenção do Programa", discursou Alexandre Sampaio.

Na sequência dos discursos, o manifesto foi entregue nas mãos dos parlamentares.

Presente na cerimônia, a deputada Renata Abreu, pontuou os avanços conquistados graças ao PERSE e os riscos de sua revogação. "A renegociação dos créditos tributários já gerou para o governo federal mais de R$ 20 bilhões, ou seja, estimular o setor é estimular a economia do País, dar dignidade aos trabalhadores e empresários que por dois anos fecharam as portas. Agora, a luta é para que não haja um retrocesso", afirmou.

#FicaPerse

Numa ação em conjugada com as reuniões de hoje e do lançamento do manifesto, as entidades do trade farão amanhã (7) uma mobilização no Congresso Nacional para sensibilizar mais parlamentares sobre a necessidade de o programa continuar.

Além de todo movimento presencial, uma campanha digital, intitulada #ficaperse, está sendo promovida pelas entidades que representam o segmento.

Todas essas ações estão resumidas e avidas em um site que traz um panorama atualizado dos impactos financeiros, caso o PERSE seja descontinuado definitivamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7170 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!