Filip Calixto   |   06/02/2024 18:04   |   Atualizada em 06/02/2024 18:14

CNC e entidades do Turismo lançam manifesto em apoio à manutenção do PERSE

Também foi ao ar um site que resume as ações em favor do programa e mensuras seus impactos financeiros

PANROTAS / Filip Calixto
Os deputados Renata Abreu e Felipe Carreras, assim como a senadora Daniella Ribeiro, receberam do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o manifesto pela manutenção do PERSE
Os deputados Renata Abreu e Felipe Carreras, assim como a senadora Daniella Ribeiro, receberam do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o manifesto pela manutenção do PERSE

BRASÍLIA (DF) - A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo) e as 33 entidades que compõem o Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade) lançaram hoje (6) um manifesto pela manutenção do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), para que seja preservado em sua integridade - conforme o disposto na Lei nº 14.148/2021.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e o diretor da Cetur (Confederação responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), Alexandre Sampaio - também presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) -, entregaram o documento para os deputados Felipe Carreras (PSB), autor do projeto de lei que criou o PERSE. Além dele, receberam o manifesto também Renata Abreu (Podemos), relatora do projeto na Câmara dos Deputados, e a senadora Daniela Ribeiro (PSD), relatora no Senado Federal, solicitando apoio para o segmento.

"A CNC está solidária com o setor de Turismo, que foi o mais atingido durante a pandemia, sofrendo impactos brutais em termos de perda de empregos e fechamento de empresas. O PERSE precisa perdurar para a manter o processo de recuperação das perdas que ocorreram neste período. Vamos sensibilizar os parlamentares para o fato de que o Turismo e os diversos segmentos, como hotelaria, alimentação fora do lar, agências de viagens, e tantos outros, precisam de programas como o PERSE, que são o caminho para transformar o Brasil em uma potência do Turismo", afirmou Tadros.

O projeto, conforme lembra o dirigente, desempenhou papel fundamental na mitigação dos impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19 no setor de eventos e Turismo. Tadros lembra que, em virtude do elevado poder de contaminação e dos necessários protocolos de distanciamento adotados, o setor foi impactado diretamente, com seu faturamento caindo 38% em 2020, enquanto o PIB brasileiro teve uma queda de 3,3%.

PANROTAS / Filip Calixto
José Roberto Tadros, presidente da CNC
José Roberto Tadros, presidente da CNC

"A CNC está totalmente comprometida em apoiar a manutenção do PERSE, reforçando que o segmento de eventos colabora de forma fundamental para o desenvolvimento deste País. Com a união das entidades representativas do trade turístico e com uma atuação forte no Congresso, vamos em busca da manutenção do Programa", discursou Alexandre Sampaio.

Na sequência dos discursos, o manifesto foi entregue nas mãos dos parlamentares.

Presente na cerimônia, a deputada Renata Abreu, pontuou os avanços conquistados graças ao PERSE e os riscos de sua revogação. "A renegociação dos créditos tributários já gerou para o governo federal mais de R$ 20 bilhões, ou seja, estimular o setor é estimular a economia do País, dar dignidade aos trabalhadores e empresários que por dois anos fecharam as portas. Agora, a luta é para que não haja um retrocesso", afirmou.

#FicaPerse

Numa ação em conjugada com as reuniões de hoje e do lançamento do manifesto, as entidades do trade farão amanhã (7) uma mobilização no Congresso Nacional para sensibilizar mais parlamentares sobre a necessidade de o programa continuar.

Além de todo movimento presencial, uma campanha digital, intitulada #ficaperse, está sendo promovida pelas entidades que representam o segmento.

Todas essas ações estão resumidas e avidas em um site que traz um panorama atualizado dos impactos financeiros, caso o PERSE seja descontinuado definitivamente.

Tópicos relacionados