Filip Calixto   |   06/02/2024 15:35

Turismo está em Brasília para pedir permanência do PERSE

Associações do setor se reúnem com parlamentares em eventos realizados entre hoje e amanhã

PANROTAS / Filip Calixto
Representantes de associações do setor estão em Brasília para interagir com o poder legislativo pela manutenção do Perse
Representantes de associações do setor estão em Brasília para interagir com o poder legislativo pela manutenção do Perse

BRASÍLIA (DF) - #FicaPerse. A hashtag dá a voz de comando para uma série de reuniões e eventos que acontecem entre hoje e amanhã (6 e 7), em Brasília. Os encontros programados para os dois dias colocam frente a frente líderes de associações vinculadas aos setores de Turismo e eventos e parlamentares que votarão a manutenção dos benefícios do programa. A ideia é apresentar argumentos para justificar a permanência da lei, que passou a valer ainda durante a pandemia, para socorrer empresas que sofriam com os fechamentos.

As ações em favor do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos começaram no início da tarde, em um almoço na sede da CNC, com a presença dos deputados federais Felipe Carreras (PSB) - autor do PERSE - e Renata Abreu (Podemos) - relatora do texto na Câmara -, além da senadora Daniella Ribeiro (PSD) - relatora no Senado. No período da tarde acontece um comitê estratégico entre as associações participantes e a CNC e mais tarde um jantar com mais parlamentares convidados.

PANROTAS / Filip Calixto
Toni Sando, da Unedestinos, Murilo Pascoal, do Sindepat, o deputado federal Felipe Carreras, Orlando Souza, do Fohb, e Carolina Negri, do Sindepat
Toni Sando, da Unedestinos, Murilo Pascoal, do Sindepat, o deputado federal Felipe Carreras, Orlando Souza, do Fohb, e Carolina Negri, do Sindepat

Para amanhã, a agenda prevê visita a alguns gabinetes do Congresso Nacional na parte da manhã, mais uma reunião com parlamentares e um ato público de mobilização em um dos auditórios da Câmara.

Paralelamente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebe alguns deputados que falarão do esforço das empresas e associações do setor e vão levar alternativas para que o programa não perca seus efeitos e siga em vigor.

Na abertura dos trabalhos do dia, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, e da FBHA, Alexandre Sampaio, fizeram discursos ressaltando que as associações estão completamente comprometidas em dialogar com o governo e com as casas legisladoras para garantir a permanência dos benefícios.

PANROTAS / Filip Calixto
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Sampaio foi enfático em dizer que todo o sistema CNC está comprometido com a permanência do PERSE e as correntes que querem desacreditar não darão certo. "Vocês devem ter lido hoje na imprensa que parte do Ministério da Fazenda quer desacreditar o nosso movimento. Digo que não conseguirão e que vamos seguir lutando em nome do nosso setor", afirmou.

Recado da CNC ao mercado de Turismo

José Roberto Tadros mandou um recado direto à atividade. "Queria dizer ao trade de Turismo e ao setor de eventos que esta casa está solidária a eles pois foram estes os setores mais atingidos pela pandemia. São setores que ainda estão em recuperação e por isso o PERSE precisa perdurar. Para recuperar as perdas que aconteceram nesse período", afirmou. "Esse programa é fundamental para transformar este país em uma nação que recebe todo o mundo. Queremos colaborar nessa intenção, sempre preservando a democracia, a livre empresa e a segurança jurídica", completou o presidente da CNC.

PANROTAS / Filip Calixto
José Roberto Tadros, presidente da CNC
José Roberto Tadros, presidente da CNC

Parlamentares em defesa do PERSE

Responsável pela criação do (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), o deputado Felipe Carreras lembrou que, quando da elaboração do plano, pouca gente acreditava que ele se efetivaria e que a concretização só se deu pela atuação firme do empresariado.

"Há cerca de dois anos era impossível imaginar que esse projeto poderia ser aprovado. Foi. E naquele momento vimos a importância do associativismo e do empresário, que não nos deixou sós. O setor conversou conosco e mesmo diante um governo adverso, que não estava inclinado a nos apoiar, conseguimos a aprovação de uma medida que salvou muitas empresas e muitos empregos. Fizemos justiça no parlamento justiça do parlamento", recordou Carreras.

PANROTAS / Filip Calixto
O deputado federal Felipe Carreras
O deputado federal Felipe Carreras

Com o programa em andamento, o deputado lembra que, no ano passado houve uma tentativa (frustrada) de acabar com o programa e pontua que esta atual também deve seguir o mesmo rumo e não ser confirmada. "Não podemos, por coerência e justiça, acabar com o PERSE agora. As empresas ainda não estão totalmente recuperadas e ele foi feito para durar mais", completou.

Carreras comentou ainda que, nesta tarde tem uma reunião com o ministro do Turismo Celso Sabino. Na ocasião levará uma prévia da conversa que terá amanhã com o ministro Haddad.

A PANROTAS segue acompanhando as ações do #FicaPerse até amanhã, em Brasília.

Tópicos relacionados