Karina Cedeño   |   28/03/2024 12:40   |   Atualizada em 28/03/2024 13:23

FecomercioRJ e HotéisRio apoiam adiamento de visto

Para representantes das entidades, exigência do documento de entrada no Brasil acarreta danos ao setor

Divulgação
Antonio Florencio de Queiroz Junior
Antonio Florencio de Queiroz Junior

Após a Câmara ter adiado a votação do Decreto Legislativo 140/23, que dispensa até abril de 2025 o visto de entrada no Brasil para turistas dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão (apesar de os visitantes deste último já estão isentos de visto no Brasil, em acordo bilateral), o presidente da FecomercioRJ, Antonio Queiroz Junior, e o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, posicionaram-se, positivamente, sobre a medida.

“Recebi com otimismo a notícia da aprovação pela Câmara dos Deputados da retirada da pauta da exigência de vistos para turistas norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos. Ao retirar da pauta o Projeto de Lei 140/2023, em acordo com o governo federal que adiou a isenção de vistos até abril de 2025, nossos deputados e o poder executivo demonstram estar em sintonia com o desejo do setor turístico”, afirma Antonio Queiroz Junior.

“Sempre defendi que a exigência, com o princípio de isonomia, acarreta danos ao setor. Afinal, o Turismo é a maneira mais rápida de distribuição de renda e um estimulador do desenvolvimento econômico. Com a prorrogação da suspensão, poderemos experimentar qual será o efeito desse ato na economia e no fluxo de visitantes ao Brasil e ao Rio de Janeiro”, complementa.

Divulgação/Alexandre Macieira
Alfredo Lopes
Alfredo Lopes

Já para Alfredo Lopes, a exigência do visto para turistas desses países é absurda. “A volta da exigência de visto não faz sentido, até porque a imigração é daqui para lá, e não desses países para cá. Esses turistas deveriam ser muito bem-vindos, em especial porque o Brasil está muito aquém da demanda de visitantes internacionais que merece. Recebemos menos de seis milhões de turistas internacionais por ano, menos do que a capital argentina. Buenos Aires sozinha recebe mais visitantes internacionais do que o Brasil inteiro”, destaca o presidente da HotéisRio.

Tópicos relacionados