Rodrigo Vieira   |   16/04/2024 12:34   |   Atualizada em 16/04/2024 12:35

Embratur apresenta programa aéreo em reunião do Fornatur

Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) foi apresentado por coordenador do órgão

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Philipe Karat, coordenador nacional de Modal da Embratur
Philipe Karat, coordenador nacional de Modal da Embratur

Na reunião do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Turismo (Fornatur), a Embratur apresentou aos secretários, por meio de seu coordenador nacional de Modais, Philipe Karat, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati).

O programa busca estimular o aumento de voos diretos e regulares para o País, além de fortalecer a conectividade entre destinos turísticos brasileiros e mercados estratégicos globais.

Dentre os objetivos principais do Pati, estão a oferta de incentivos às companhias aéreas nacionais e internacionais para a promoção de novas rotas, a ampliação da conectividade e a distribuição regional sustentável, visando a redução das emissões de CO2 e a maximização da distribuição de turistas pelo território nacional.

Os critérios para a seleção e classificação das propostas incluem aderência estratégica a editais, capacidade de comercialização internacional, promoção e sustentabilidade. A classificação das propostas é baseada no maior investimento cooperado e nas boas práticas internacionais de sustentabilidade.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Apresentação do Pati, da Embratur, por Philipe Karat
Apresentação do Pati, da Embratur, por Philipe Karat

"Estamos nos encontrando com cada companhia aérea explicando o edital. Os aeroportos já estão todos por dentro e adequados ao que rege o programa. A ideia é que o programa entre em vigor de outubro de 2024 a março de 2025, para atrair sobretudo visitantes do hemisfério norte durante seus invernos", explica o coordenador.

"Este programa representa um esforço significativo para o fortalecimento e a expansão do setor turístico brasileiro no cenário internacional, visando a longo prazo estabelecer o país como um destino de referência mundial em Turismo", conclui Karat.

O programa é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, por meio da Embratur, do Ministério do Turismo e do Ministério de Portos e Aeroportos.

O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati)

Segundo o governo federal, o edital público do Pati convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no País de origem dos voos e realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros no destino dos voos, dentre outras possibilidades.

A contrapartida da Embratur é financeira: com recursos do Fnac, a Agência vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas. Serão R$ 40 por cada assento em novo voo que pouse no Brasil durante o período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.

Tópicos relacionados