Rodrigo Vieira   |   16/04/2024 15:30

Perse e Airbnb: Rio de Janeiro cobra posicionamento firme do Turismo

Reunião do Fornatur é palco para TurisRio fazer queixas; Evento foi antes da WTM Latin America


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Gustavo Tutuca e Sérgio Ricardo Almeida, da Setur-RJ e da TurisRio, respectivamente
Gustavo Tutuca e Sérgio Ricardo Almeida, da Setur-RJ e da TurisRio, respectivamente

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, cobrou posicionamento mais firme do setor público do Turismo em relação a duas pautas para a indústria: PERSE e cobrança de impostos do Airbnb. A ocasião da cobrança foi a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) antes do segundo dia de WTM Latin America, em São Paulo.

"Não podemos ficar fora do tema PERSE. Se o programa não for aprovado, vai quebrar muitos players do Turismo. O Fornatur não pode se ausentar de lutar pelo PERSE", reclama Almeida, posicionado ao lado do secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.

"Outra pauta urgente: a hotelaria está sendo massacrada pela questão do Airbnb. Não é possível que essa plataforma siga sem pagar impostos e que siga sem ser submetida a qualquer fiscalização, como a hotelaria sofre quase diariamente. O Airbnb não arrecada nada. Muitas vezes é um lugar de coisas erradas acontecendo, como casos em que alugam apartamento para cometer crimes", continua o presidente da TurisRio.

Ele ressalta que o Rio de Janeiro marcou 100% de ocupação hoteleira no período do Réveillon, enquanto no carnaval, mesmo com a cidade lotada, a hotelaria ficou longe de estar totalmente ocupada. "Para onde está indo esse hóspede? Para o Airbnb. A hotelaria perde. Esse é um fórum político e essas questões não poderiam ficar de fora do pleito."

Na réplica, o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, concordou com Sérgio Ricardo, e disse que a entidade está, sim, de olho nessas questões. "Assinamos as petições do PERSE, estamos aguardando o governo federal avançar na proposta de substituição. Eu, pessoalmente, conheço empresa de Goiás dizendo que se o PERSE não passar, terá de demitir pelo menos mil pessoas", pondera Amaral.

Sobre o Airbnb, quem replicou foi o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi. "O governo federal já conversou com o Airbnb e a plataforma diz que aceita pagar impostos. Porém, a maioria dos tributos à empresa não são federais, e sim municipais e estaduais. No mundo inteiro, o revezes do Airbnb não foram federais, e sim municipais, tais como em Nova York, Paris e Barcelona", explicou Zuanazzi, que também falou sobre o PERSE.

PERSE: 'Resolução pouco inteligente do governo'

Sobre o PERSE, o secretário do ministério presente na reunião afirma que a resolução do governo com o projeto de Lei proposto é "pouco inteligente".

"Usei exatamente esse termo junto aos parlamentares. A lei que está no congresso não é boa, é pouco inteligente, só pensa em diminuir o gasto público, e torna-se um bate-cabeça sobre o tamanho desse rombo: a iniciativa privada do Turismo diz que é R$ 9 bilhões, enquanto a Fazenda diz que é R$ 17 bilhões", lamentou Zuanazzi.

"A verdade é que muita coisa desandou. Por exemplo, quase todos os times de futebol profissional entraram no PERSE, por terem estádios eles dizem que fazem eventos. Muita gente negociou dívida se aproveitando do PERSE."

Tópicos relacionados