Luiz Felipe Simões   |   16/05/2025 17:29
Atualizada em 13/06/2025 12:45

Accor debate atendimento e construção de experiências para comunidade LGBTI+

Com mediação de Catarina Costa, da Accor, o debate reuniu especialistas do setor e entidades


PANROTAS / Emerson Souza
Catarina Costa, da Accor, o jornalista Bruno Chateaubriand, Cesar Ferragi, da UFScar, Jorge Souza, da Orinter, e Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+
Catarina Costa, da Accor, o jornalista Bruno Chateaubriand, Cesar Ferragi, da UFScar, Jorge Souza, da Orinter, e Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+

O evento “Juntos pela Erradicação da LGBTI+fobia”, realizado pela Accor hoje em São Paulo, também trouxe reflexões sobre a hospitalidade como ferramenta de inclusão. O encontro foi palco de diálogos entre profissionais do Turismo e especialistas que atuam no acolhimento da comunidade LGBTI+ em ambientes de lazer e trabalho.

Com mediação de Catarina Costa, da Accor, o debate reuniu especialistas do setor e representantes de entidades como a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil para refletir sobre o atendimento respeitoso e a construção de experiências seguras para todos os viajantes.

A inclusão da comunidade LGBTQIA+ no Turismo tem avançado, mas ainda enfrenta desafios, especialmente em relação à segurança, acolhimento e representatividade. Essa é a conclusão de profissionais e especialistas que participaram de um encontro promovido pela Accor em São Paulo.

Segurança e acolhimento como prioridade

Coordenador de pesquisa realizada em parceria com a IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+), o professor adjunto do curso de Turismo da UFSCar, Cesar Ferragi, destacou que 87% dos respondentes apontaram a segurança e o acolhimento como fatores decisivos na hora de escolher destinos e acomodações.

“As pessoas não querem viajar tensas. Elas querem relaxar e ser quem são. E quando acolhemos bem, acolhemos não só os membros da comunidade, mas também suas famílias e amigos”, afirmou Ferragi.

Para ele, ainda há um longo caminho a percorrer. “Falta representatividade, faltam serviços e funcionários preparados para atender o público LGBTQIA+. Infelizmente, o trade ainda não está pronto”, concluiu.

Com 35 anos de atuação, a Orinter tem um departamento dedicado ao Turismo LGBTQIA+ e aposta na formação de agentes de viagens preparados para atender esse público. Jorge Souza, que lidera essa frente na operadora, explica que a decisão de criar o núcleo partiu da alta liderança e vem sendo conduzida com foco em autenticidade e empatia.

“Quando oferecemos um produto, não pensamos apenas em festas. Trabalhamos com o agente para que ele saiba o que pode oferecer sem medo. Ele não precisa ter vergonha ou receio de compartilhar publicações e encartes”, afirmou Souza.

Ele também destaca a importância de ouvir a comunidade para criar campanhas reais e representativas. “Na Orinter Pride, temos a sorte de contar com uma equipe composta por quase 95% de profissionais LGBTQIA+ de perfis diversos. Isso nos ajuda a desenvolver ações mais autênticas", complementou o diretor da Orinter.

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+
Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+

Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, por sua vez, reforçou o papel do empreendedorismo como ferramenta de inclusão. “Trabalhamos com a inclusão por meio do empreendedorismo, não apenas no Turismo, mas também em outros setores”, disse.

Ele relembra a parceria firmada com o Ministério do Turismo e a Embratur desde 2018 e destaca projetos de visibilidade como o “São Paulo de Cores”, que nasceu no Rio de Janeiro com a iniciativa “Rio de Cores”. “O objetivo é fazer com que empresas ofereçam diferenciais para o turista LGBTQIA+ durante o mês do orgulho, com ações como mimos e descontos. Em São Paulo, o projeto foi reconhecido com o Prêmio Caio Jacaré de Bronze”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 592 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter