Luiz Felipe Simões   |   16/05/2025 11:59

Accor promove evento em prol da erradicação da LGBTI+fobia em São Paulo

Evento aconteceu em São Paulo reuniu agentes, operadores, executivos, especialistas e autoridades


PANROTAS / Emerson Souza
Integrantes do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Integrantes do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

A Accor realizou o evento “Juntos pela Erradicação da LGBTI+fobia”, nesta sexta-feira (16), em São Paulo. O encontro reuniu agentes, operadores, executivos, especialistas e autoridades para uma manhã de painéis e conversas sobre práticas, desafios e soluções voltadas à construção de ambientes mais inclusivos e seguros para a comunidade LGBTI+.

De acordo com dados da Booking.com, 58% dos turistas LGBTQIA+ brasileiros já sofreram algum tipo de discriminação durante uma viagem. Os dados mostram que a comunidade ainda enfrenta desafios ao redor do mundo, mas aposta no planejamento para ter uma experiência mais segura.

Outro ponto importante da pesquisa é que, para três em cada quatro (75%) viajantes LGBTQIA+ brasileiros, poder ser autêntico durante a viagem é o segundo fator mais importante na escolha de um destino.

O evento foi realizado às vésperas do Dia Internacional de Combate à LGBTI+fobia, celebrado em 17 de maio. Em entrevista ao Portal PANROTAS, Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Accor, destacou que o apoio à causa LGBTQIA+ é uma prática contínua da companhia, que é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ desde 2017.

PANROTAS / Emerson Souza
Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Accor
Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Accor

“Somos uma empresa de hospitalidade, que trabalha para pessoas e com pessoas. Queremos que todos se sintam bem-vindos em nossos hotéis, bares e restaurantes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, afirmou Antonietta.

Segundo a executiva, o Turismo tem papel fundamental na inclusão, e a Accor reconhece tanto a importância da comunidade LGBTQIA+ como público consumidor quanto o valor de promover ambientes seguros e respeitosos.

“É um público que viaja de três a quatro vezes mais do que o público heterossexual, então é fundamental que a experiência seja acolhedora. E isso vale tanto para nossos clientes quanto para nossos colaboradores”

Antonietta Varlese, VP sênior de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Accor

O CEO da Accor para as Américas, Thomas Dubaere, compartilhou uma experiência pessoal para reforçar seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão (DEI). Ao contar sobre o momento em que seu filho se assumiu, ele destacou como isso reforçou ainda mais sua visão sobre a importância de ambientes seguros e respeitosos.

“Para mim, diversidade, equidade e inclusão só fazem sentido quando são estruturadas, mensuradas e vividas diariamente. Não é um compromisso de campanha ou algo pontual. É constante e precisa fazer parte da cultura da empresa o tempo todo”,

Thomas Dubaere, CEO da Accor nas Américas

PANROTAS / Emerson Souza
Thomas Dubaere, CEO da Accor para as Américas
Thomas Dubaere, CEO da Accor para as Américas
Dubaere ressaltou que a Accor tem avançado de forma concreta nessa agenda. Atualmente, 21% dos colaboradores da empresa no Brasil se autodeclaram membros da comunidade LGBTQIA+, sendo 2% pessoas trans. “Todos os nossos colaboradores têm o direito de ser quem são e de expressar sua individualidade. Não é uma tendência passageira. É um compromisso diário”, disse o executivo

Iniciativas e ações

A Accor tem implementado ações concretas para garantir inclusão, como a criação de comitês LGBTQIA+ em diversos países da América Latina, com embaixadores dedicados e políticas específicas dentro do programa de diversidade e inclusão.

“Temos uma área exclusiva que cuida disso e trabalha com quatro grandes pilares: equidade de gênero, etnias, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+”, explicou Antonietta.

Entre as iniciativas voltadas ao público LGBTQIA+ estão campanhas de conscientização, metas de desenvolvimento interno, benefícios específicos e materiais de comunicação personalizados.

“Temos newsletters com sugestões de bares e restaurantes amigáveis à comunidade, além dos nossos próprios estabelecimentos. Também somos membros da IGLTA, a International LGBTQ+ Travel Association, que mapeia destinos seguros para esse público”, destacou ela.

Impacto no Turismo

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil

Segundo Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, “A Accor está com a gente desde o início, contribuindo com a geração de negócios, empregos e apoiando projetos da Câmara, como nossa conferência internacional.”

Ele também reconheceu a importância histórica do Turismo e da hotelaria na inclusão da população LGBTI+.

“Mesmo há décadas, quando a sigla nem era amplamente usada, esse setor já acolhia profissionais da comunidade. Talvez por termos sido sempre maltratados, devolvemos isso com excelência no atendimento. E o Turismo enxergou esse potencial. É um dos primeiros setores a entender que a população LGBTI+ poderia ser uma força de trabalho qualificada, cuidadosa e respeitosa.”

Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil

Ricardo ressaltou que o Turismo tem papel essencial, independentemente de governos. “Com governos de esquerda ou direita, a diversidade existe, e o Turismo é um dos grandes aliados da comunidade LGBTI+. O Turismo LGBT é um dos mais rentáveis do planeta. Vai muito além de cruzeiros temáticos ou festivais: envolve turismo de luxo, gastronômico, contemplativo e até religioso.”

Ele concluiu destacando que o público LGBTI+ é mais fiel do que o heterossexual. “Porque não somos bem recebidos em todos os lugares. Onde somos acolhidos, voltamos — e indicamos. Valorizar o Turismo LGBT é socialmente justo e também um excelente negócio. No fim das contas, o que queremos é só igualdade: emprego, qualidade de vida e os mesmos direitos que qualquer pessoa".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 592 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter