Pedro Menezes   |   02/05/2025 09:27

Turismo abre mais de 62 mil vagas de trabalho no primeiro trimestre de 2025

Atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho, com a criação de 27.333 vagas de trabalho

Divulgação
As atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho no trimestre
As atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho no trimestre

O Turismo foi responsável pela abertura de 62.481 vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

As atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho, com a criação de 27.333 novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. Em seguida, o transporte rodoviário de passageiros gerou 14.590 postos, enquanto o setor de arte e cultura empregou 9.493 pessoas no período.

“O Turismo é uma força propulsora de oportunidades e desenvolvimento social em todas as regiões do Brasil. Estamos falando de um setor que gera empregos, valoriza a cultura local e movimenta a economia de forma inclusiva e sustentável”

Ministro do Turismo, Celso Sabino

O mercado de serviços, onde estão inseridas as atividades turísticas, apresentou saldo positivo expressivo, empregando formalmente 362.866 pessoas, sendo 240.444 mulheres e 122.422 homens. Jovens entre 18 e 24 anos, com ensino médio ou ensino superior completo, representaram a maior parte dos trabalhadores admitidos.

Regionalmente, a Região Sudeste concentrou o maior número de contratações, com 168.810 novas vagas, seguida pela Região Sul (78.254), Centro-Oeste (50.050), Nordeste (48.702) e Norte (17.046).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados