Filip Calixto   |   10/06/2025 11:53

Brasil na Fiexpo 2025: Embratur promove Turismo de negócios e eventos

Participação brasileira na FIEXPO também marca o lançamento das plataformas BIS e BTS

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que o Turismo de negócios e eventos atrai investimentos, gera empregos e movimenta a economia
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que o Turismo de negócios e eventos atrai investimentos, gera empregos e movimenta a economia

A Embratur, em parceria com o Sebrae, marca presença na Fiexpo 2025, a principal feira do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da América Latina. O evento, que acontece a longo desta semana no Centro de Convenções da Costa Rica, em San José, integra o calendário da agência como uma das ações de promoção do Brasil em 2025.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o segmento MICE contribui para o desenvolvimento do setor. "O Turismo de negócios e eventos atrai investimentos, gera empregos e movimenta a economia. A presença do Brasil na FIEXPO reforça nosso compromisso de apoiar o setor e posicionar o país no cenário internacional", afirma.

A participação brasileira na Fiexpo também marca o lançamento, na América Latina, de duas plataformas: o BIS (Brasil Incentive Showcase) e a BTS (Brasil Travel Specialist). A ação visa ampliar a inserção do País no mercado global da Indústria de Eventos, segmento com potencial de geração de receita e movimentação econômica.

Importância do Mercado Latino-Americano

A Embratur reforça a importância do mercado latino-americano em sua estratégia para viagens e eventos internacionais corporativos, associativos e de incentivo.

"A América Latina é um mercado de suma importância pela proximidade e pelas ligações culturais, comerciais e afetivas que temos. O Turismo de Negócios e Eventos representa bem esse conjunto, além de ser um direcionador estratégico do Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do país"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca a oportunidade de reforçar a imagem do país no exterior. "Precisamos mostrar para o mundo os nossos valores e as nossas riquezas. Esta ação fortalece a imagem do Brasil. Isso representa um posicionamento do nosso país, com a marca de criatividade, inovação e de riquezas culturais. A criatividade do povo brasileiro é um valor sem igual, por isso, apoiar esta iniciativa é também ampliar oportunidades para os negócios do setor do Turismo, gerando emprego e renda por meio do fluxo do setor", afirmou Décio.

Programação e parcerias

Como parte da programação, a Embratur participa do Fórum Político, um espaço de diálogo entre líderes do continente e atores da indústria de eventos.

  • Além da participação no Fórum Político, a Embratur promove atrativos de infraestrutura e diversidade de destinos e experiências em um almoço para 130 compradores internacionais.
  • A ação inclui sorteios de bilhetes, apresentação de destinos brasileiros e de plataformas de promoção internacional como o Brasil Incentive Showcase – dedicada ao setor de viagens e eventos de incentivo – e o novo módulo do programa Brasil Travel Specialist (BTS), específico para o segmento MICE.

A participação da Embratur em 2025 marca a parceria com a Copa Airlines, que possui malha aérea que conecta mais de 80 cidades através de seu Hub das Américas, no Panamá. Raphael de Lucca, gerente geral da Copa Airlines no Brasil, enfatizou a importância de participar da FIEXPO ao lado da Embratur.

"É uma oportunidade para reforçar o compromisso da Copa Airlines com o desenvolvimento do turismo MICE na América Latina e, em especial, com o Brasil. Hoje, contamos com voos diretos para 7 destinos brasileiros, o que nos permite atender a diferentes perfis de demanda com agilidade e capilaridade”, disse Raphael de Lucca.

A Fiexpo 2025 reúne 14 coexpositores que representam destinos turísticos, convention bureaux, operadoras de turismo receptivo (DMCs), espaços para eventos, redes hoteleiras e companhias aéreas. A presença desses coexpositores reforça a infraestrutura do Brasil para sediar encontros internacionais, promovendo o país como um destino para o turismo de negócios e eventos.

Coexpositores e Dados do Setor MICE

Entre os coexpositores confirmados estão:

  • Bahia
  • Visit Iguassu
  • Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau
  • Visit Rio
  • Visite São Paulo
  • Brasil Operadora
  • Via Capi DMC
  • Blumar DMC
  • Destino Floripa
  • GL Events Venues
  • Sheraton São Paulo/ WTC Events Center
  • Windsor Hotels
  • Grand Hyatt
  • Gol Linhas Aéreas

Nesta edição, a participação brasileira conta com o apoio da Copa Airlines e da MCI Brasil, como parceiros estratégicos do estande nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados