Rodrigo Vieira   |   13/06/2025 10:10
Atualizada em 13/06/2025 10:24

Ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto é preso no Recife

Há indícios de que o ex-chefe da pasta de Turismo tentou facilitar a fuga de Mauro Cid


PANROTAS / Emerson Souza
Gilson Machado Neto, um dos ministros do Turismo do governo Jair Bolsonaro
Gilson Machado Neto, um dos ministros do Turismo do governo Jair Bolsonaro

O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur Gilson Machado Neto foi preso na manhã desta sexta-feira (13) no Recife. Há indícios de que o ex-chefe da pasta de Turismo tentou facilitar a fuga de Mauro Cid no Brasil, em busca de um passaporte português ao ex-ajudante de ordem de Jair Bolsonaro.

As informações são apontadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Polícia Federal. Todavia não há detalhes sobre o local da prisão, mas o ministro sanfoneiro, como ficou conhecido, deve ser encaminhado para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

Gilson Machado Neto foi um dos mais próximos aliados de Jair Bolsonaro durante o mandato do ex-presidente. Atuou na Embratur em 2019 e 2020, quando deixou o posto para assumir o Ministério do Turismo em substituição a Marcelo Álvaro Antônio.

Depois, Machado Neto deixou o posto para concorrer ao cargo de senador pelo seu Estado, Pernambuco, pleito do qual saiu derrotado para a candidata do PT no Estado, Teresa Leitão.

Perdida a eleição, voltou a assumir a Embratur como diretor presidente, em novembro de 2022. Em 2024, voltou a tentar um cargo político, quando concorreu à prefeito do Recife, mas conquistou apenas 13,9% do eleitorado da capital pernambucana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.

Rodrigo Vieira tem 7121 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!