Rodrigo Vieira   |   06/08/2025 10:42
Atualizada em 06/08/2025 10:43

Alexandre Sampaio (CNC) pede integração do Turismo às políticas públicas

Executivo também ressalta as oportunidades de negócio na responsabilidade ambiental

Paulo Negreiros/CNC
Alexandre Sampaio, de CNC e FBHA, no Seminário de Turismo Responsável, em Brasília
Alexandre Sampaio, de CNC e FBHA, no Seminário de Turismo Responsável, em Brasília

O Turismo precisa fazer parte indissociável das políticas públicas brasileiras. O setor possui "natureza intrínseca e cinética" com abrangência em todo o território nacional, devendo estar presente de forma estruturada nos próximos processos eleitorais. A afirmação é do líder da Cetur-CNC e presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio.

"O Turismo tem que fazer parte inerente da política de desenvolvimento do Brasil", enfatiza Sampaio, durante o Seminário de Turismo Responsável, nesta terça-feira (6). "Sustentabilidade não deve ser vista apenas como necessidade ou obrigação, mas principalmente como uma oportunidade de negócio para as empresas do setor", completa.

Sustentabilidade como oportunidade de negócio

O presidente da FBHA destaca o seminário como uma oportunidade de captar informações, recomendações, experiências políticas e dicas práticas para que os empresários compreendam essa nova perspectiva.

Ecoando as palavras do presidente da CNC, José Roberto Tadros, Sampaio aponta que "a sustentabilidade não é só uma necessidade, mas também uma obrigação e uma oportunidade".

Políticas públicas e segurança jurídica para o Turismo

Sampaio defende que os exemplos positivos de Turismo responsável precisam ganhar escala para se tornar práticas vigentes no mercado. Para isso, segundo o líder da Cetur-CNC, são necessárias três condições fundamentais:

  • Políticas públicas de incentivo à sustentabilidade
  • Regulamentação que ofereça segurança jurídica aos empreendimentos
  • Impulso à certificação.

Sampaio ainda explica que a certificação é essencial para que o público consumidor possa reconhecer e escolher empresas ambiental e socialmente responsáveis, criando um ciclo virtuoso de demanda por práticas sustentáveis.

Agenda política para o Turismo

Alexandre Sampaio também fez um apelo político direto, destacando que o Turismo deve estar cristalizado e totalmente estruturado nos próximos processos eleitorais. O executivo mencionou especificamente a importância de incluir o setor nas agendas de deputados, senadores, executivos estaduais e da Presidência da República.

"Nós esperamos que a próxima legislatura eleita tenha o Turismo de maneira cristalizada e totalmente estruturada dentro do processo que envolve a eleição de deputados, senadores, mas também de executivos estaduais e do próprio Presidência da República"

Alexandre Sampaio, Cetur-CNC e FBHA

Contribuições para transformação nacional

O presidente da FBHA ressaltou que o seminário representa uma oportunidade única para formular propostas de políticas públicas que se consolidem em âmbito nacional. As discussões e contribuições do evento estão sendo sistematizadas para encaminhamento à COP30, como parte da construção de uma agenda nacional voltada para o Turismo responsável.

Assista à transmissão ao vivo do seminário no canal oficial da TV CNC no YouTube:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados