Seminário sobre Turismo responsável acontece agora na CNC; veja ao vivo
Em Brasília, evento reúne empresários e especialistas. Contribuições serão enviadas à COP30

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), promove nesta terça-feira (6) o Seminário de Turismo Responsável no auditório da entidade em Brasília. O evento, com curadoria da ONG Instituto Aupaba, destaca o Turismo responsável como motor de desenvolvimento sustentável e inclusão social, beneficiando diretamente as comunidades locais.
De forma virtual, o presidente do sistema CNC Sesc Senac, José Roberto Tadros, abriu o evento, enfatizando que o encontro representa uma importante ação para a discussão nacional sobre o tema e demonstra uma transformação do setor em benefício de toda a sociedade.

"O seminário vai trazer informações, recomendações, experiências políticas e dicas para ajudar as empresas a enxergar que a sustentabilidade não é só uma necessidade, mas também uma obrigação e uma oportunidade", afirma Tadros.
Políticas públicas e certificação em foco
Segundo Tadros, os exemplos positivos precisam ganhar escala para se tornar práticas vigentes, o que só é possível com políticas públicas de incentivo à sustentabilidade, regulamentação que ofereça segurança jurídica aos empreendimentos e impulso à certificação, para que o público possa reconhecer as empresas ambiental e socialmente responsáveis.

O seminário reúne empresários, especialistas e representantes do poder público para discutir métodos e iniciativas que promovem um Turismo mais consciente, sustentável e transformador. O objetivo é formular propostas de políticas públicas que se consolidem em todo o País.
Ao subir ao palco, Alexandre Sampaio, líder da Cetur-CNC e presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), destacou que "o Turismo tem que fazer parte indissociável das políticas públicas nesse País". Ele ressalta que o setor tem natureza intrínseca e abrangência em todo o território nacional, devendo estar presente de forma estruturada nas próximas eleições de deputados, senadores, executivos estaduais e da presidência da República.
Contribuições para a COP30
As contribuições do seminário estão sendo sistematizadas e serão encaminhadas à COP30, como parte da construção de uma agenda nacional voltada para o Turismo responsável. Esta iniciativa reforça o compromisso do setor em alinhar suas práticas com os objetivos globais de sustentabilidade e desenvolvimento responsável.
Luciana De Lamare, presidente da ONG Aupaba, destaca que o seminário representa um marco no fortalecimento do setor. "A Aupaba trabalha com educação para o setor e desenvolvimento territorial, e acredita no Turismo como uma ferramenta poderosa de transformação", afirma.
De Lamare explica que não se trata apenas de projetos em favelas, embora a organização tenha iniciativas importantes nessas áreas, mas de um esforço mais amplo que envolve desenvolvimento territorial baseado em design regenerativo, educação ambiental e patrimonial, e empreendedorismo turístico. Como exemplo, cita a Jornada Inovadora de Turismo, desenvolvida para as favelas do Rio, mas com potencial de escalabilidade para vários outros contextos.
Formato híbrido e transmissão ao vivo
O evento está sendo realizado em formato híbrido, permitindo participação presencial no auditório da CNC em Brasília e acompanhamento online através do canal oficial TV CNC no YouTube. Segundo a CNC, este formato amplia o alcance das discussões e permite maior participação de interessados em todo o País.
Para Alexandre Sampaio, é fundamental ampliar o debate em torno do Turismo responsável para que o Brasil, com todo o seu potencial, possa crescer de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e promovendo a transformação social nas comunidades locais.
Assista à transmissão ao vivo do seminário no canal oficial da TV CNC no YouTube: