Rodrigo Vieira   |   06/08/2025 10:07
Atualizada em 06/08/2025 10:48

Seminário sobre Turismo responsável acontece agora na CNC; veja ao vivo

Em Brasília, evento reúne empresários e especialistas. Contribuições serão enviadas à COP30

Paulo Negreiros/CNC
Alexandre Sampaio, líder do Cetur-CNC, no Seminário de Turismo Responsável, em Brasília
Alexandre Sampaio, líder do Cetur-CNC, no Seminário de Turismo Responsável, em Brasília

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), promove nesta terça-feira (6) o Seminário de Turismo Responsável no auditório da entidade em Brasília. O evento, com curadoria da ONG Instituto Aupaba, destaca o Turismo responsável como motor de desenvolvimento sustentável e inclusão social, beneficiando diretamente as comunidades locais.

De forma virtual, o presidente do sistema CNC Sesc Senac, José Roberto Tadros, abriu o evento, enfatizando que o encontro representa uma importante ação para a discussão nacional sobre o tema e demonstra uma transformação do setor em benefício de toda a sociedade.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
José Roberto Tadros, presidente da CNC, participa virtualmente do Seminário de Turismo Responsável
José Roberto Tadros, presidente da CNC, participa virtualmente do Seminário de Turismo Responsável

"O seminário vai trazer informações, recomendações, experiências políticas e dicas para ajudar as empresas a enxergar que a sustentabilidade não é só uma necessidade, mas também uma obrigação e uma oportunidade", afirma Tadros.

Políticas públicas e certificação em foco

Segundo Tadros, os exemplos positivos precisam ganhar escala para se tornar práticas vigentes, o que só é possível com políticas públicas de incentivo à sustentabilidade, regulamentação que ofereça segurança jurídica aos empreendimentos e impulso à certificação, para que o público possa reconhecer as empresas ambiental e socialmente responsáveis.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Seminário de Turismo Responsável, realizado na sede da CNC, em Brasília
Seminário de Turismo Responsável, realizado na sede da CNC, em Brasília

O seminário reúne empresários, especialistas e representantes do poder público para discutir métodos e iniciativas que promovem um Turismo mais consciente, sustentável e transformador. O objetivo é formular propostas de políticas públicas que se consolidem em todo o País.

Ao subir ao palco, Alexandre Sampaio, líder da Cetur-CNC e presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), destacou que "o Turismo tem que fazer parte indissociável das políticas públicas nesse País". Ele ressalta que o setor tem natureza intrínseca e abrangência em todo o território nacional, devendo estar presente de forma estruturada nas próximas eleições de deputados, senadores, executivos estaduais e da presidência da República.

Contribuições para a COP30

As contribuições do seminário estão sendo sistematizadas e serão encaminhadas à COP30, como parte da construção de uma agenda nacional voltada para o Turismo responsável. Esta iniciativa reforça o compromisso do setor em alinhar suas práticas com os objetivos globais de sustentabilidade e desenvolvimento responsável.

Luciana De Lamare, presidente da ONG Aupaba, destaca que o seminário representa um marco no fortalecimento do setor. "A Aupaba trabalha com educação para o setor e desenvolvimento territorial, e acredita no Turismo como uma ferramenta poderosa de transformação", afirma.

De Lamare explica que não se trata apenas de projetos em favelas, embora a organização tenha iniciativas importantes nessas áreas, mas de um esforço mais amplo que envolve desenvolvimento territorial baseado em design regenerativo, educação ambiental e patrimonial, e empreendedorismo turístico. Como exemplo, cita a Jornada Inovadora de Turismo, desenvolvida para as favelas do Rio, mas com potencial de escalabilidade para vários outros contextos.

Formato híbrido e transmissão ao vivo

O evento está sendo realizado em formato híbrido, permitindo participação presencial no auditório da CNC em Brasília e acompanhamento online através do canal oficial TV CNC no YouTube. Segundo a CNC, este formato amplia o alcance das discussões e permite maior participação de interessados em todo o País.

Para Alexandre Sampaio, é fundamental ampliar o debate em torno do Turismo responsável para que o Brasil, com todo o seu potencial, possa crescer de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e promovendo a transformação social nas comunidades locais.

Assista à transmissão ao vivo do seminário no canal oficial da TV CNC no YouTube:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados