CNC lançará plataforma voltada para inteligência competitiva no Salão Nacional do Turismo
Ferramenta integra dados estratégicos e projetos estaduais para fortalecer o planejamento do Turismo

A CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), com o apoio de todas as Federações do Comércio estaduais, apresenta, durante o Salão Nacional do Turismo 2025, nesta semana, o novo Painel Vai Turismo – Inteligência Competitiva para o Turismo.
A plataforma digital reúne, em um só espaço, dados, indicadores e informações estratégicas sobre políticas públicas e projetos voltados ao Turismo em cada Estado brasileiro. Com atualização contínua, o painel visa permitir que as Federações, gestores públicos e entidades do setor tenham uma visão integrada e precisa do cenário turístico, favorecendo decisões fundamentadas e alinhadas às demandas e oportunidades regionais.
O grande diferencial da ferramenta, segundo a CNC, é a capacidade de correlacionar políticas públicas, projetos em execução e planejamentos estaduais e nacional, com a possibilidade de identificar o alinhamento dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI Brasil), ao Plano Nacional e Estadual de Turismo, algo até então inexistente no Brasil. Com isso, não apenas se identifica o que está sendo feito, mas também se avalia como essas ações dialogam entre si, ajudando a determinar prioridades, corrigir rumos e explorar melhor o potencial turístico de cada região.
Lançamento no Salão Nacional do Turismo 2025
O lançamento oficial acontece no dia 21 de agosto, no estande do Ministério do Turismo, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, reunirá o setor turístico nacional para promover o Brasil como destino turístico e incentivar viagens pelo País. Durante a palestra, o público vai conhecer o funcionamento do painel, entender como acessar os dados e explorar casos práticos de aplicação da ferramenta para o planejamento e a gestão turística.
Além do painel, a CNC anuncia uma nova fase do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, marcada pelo início das oficinas participativas que serão realizadas nos Estados a partir de setembro.
Essas oficinas, conduzidas de forma on-line, terão como foco ouvir e integrar as contribuições de lideranças do trade turístico, gestores públicos, empresários, profissionais de turismo e representantes da sociedade civil. A metodologia prevê um espaço aberto para diálogo, levantamento de necessidades e construção coletiva de propostas para o fortalecimento do setor.
O resultado desse trabalho será reunido em um documento com propostas e recomendações de políticas públicas para cada estado e nacional, a ser apresentado aos candidatos aos governos estaduais e governo federal nas eleições de 2026. Essa estratégia garante que as vozes dos diferentes atores do turismo sejam incorporadas às plataformas de governo, aumentando as chances de efetivação das ações sugeridas.