Laura Enchioglo   |   08/08/2025 09:54

Conselho Nacional de Turismo cria Câmara Temática de Turismo de Eventos

Medida visa dar exclusividade ao debate técnico e à formulação de políticas públicas para o segmento Mice


Roberto Castro/ Mtur
Nova câmara surge para suprir a ausência de um fórum específico dentro do Conselho que trate, de forma estruturada e contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Negócios e Eventos
Nova câmara surge para suprir a ausência de um fórum específico dentro do Conselho que trate, de forma estruturada e contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Negócios e Eventos

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) acaba de dar um passo estratégico para o fortalecimento do Turismo de negócios e eventos no Brasil, um dos segmentos mais estratégicos e promissores do setor, com a criação da Câmara Temática de Turismo de Eventos. A medida visa dar exclusividade ao debate técnico e à formulação de políticas públicas para o segmento Mice – sigla em inglês para Reuniões, Incentivos, Conferências e Exibições.

A nova câmara surge para suprir a ausência de um fórum específico dentro do Conselho que trate, de forma estruturada e contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Negócios e Eventos. O objetivo é estabelecer uma agenda estratégica de longo prazo que amplie a competitividade internacional do Brasil nesse setor, fortaleça a promoção de eventos e feiras no país e apoie a captação de grandes eventos internacionais.

A iniciativa acompanha a tendência de crescimento do setor no cenário global. Segundo dados da consultoria GlobalData, o mercado mundial de viagens de negócios – que já havia superado os níveis pré-pandemia em 2023 – deve alcançar a marca de US$ 381,63 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual de 11,69%.

No Brasil, o setor também mostra vigor. Apenas no primeiro semestre do ano, as viagens corporativas registraram um faturamento recorde de R$ 6,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

No campo da indústria de eventos associativos, o Brasil ocupa posição de destaque: é o 15º país mais buscado do mundo para a realização de eventos internacionais. Além de movimentar a economia, o setor também desempenha papel fundamental na projeção da imagem do país e no desenvolvimento regional.

Espaço técnico e estratégico

Entre os objetivos da instância estão:

  • Consolidar um espaço de debate técnico entre os membros do Conselho Nacional de Turismo;
  • Realizar pesquisas, análises e estudos sobre o segmento e emitir recomendações sobre políticas públicas;
  • Apoiar a promoção e internacionalização de eventos e feiras brasileiras;
  • Estimular a captação de eventos internacionais, atraindo turistas qualificados e gerando conhecimento;
  • Sugerir encaminhamentos conjuntos com outras câmaras temáticas para fortalecer pautas correlatas ao Turismo Mice.

Além disso, a Câmara poderá criar Subcâmaras Temáticas para aprofundar o debate sobre temas específicos e propor medidas concretas de capacitação técnica, promoção de destinos brasileiros, modernização de equipamentos, adoção de práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e ações estratégicas de marketing.

Composição

A nova Câmara Temática de Turismo de Eventos será composta por 21 membros, sendo representados por integrantes do Ministério do Turismo, Embratur, Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Academia Brasileira de Eventos e Turismo, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), entre outras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados