Ministro diz que fracasso do Voa Brasil, com 1,5% de vendas, foi falha de comunicação
Programa lançado há mais de um ano ainda é desconhecido para mais de 95% dos aposentados do País

O governo federal atribui a baixa adesão ao programa Voa Brasil – que promete passagens aéreas por menos de R$ 200 – à falta de comunicação com o público.
Conforme apontado pelog1, a iniciativa, lançada em julho de 2024, registrou números pouco expressivos: apenas 1,5% das passagens ofertadas foram vendidas. Cerca de 45 mil reservas de passagens de um total de três milhões de bilhetes disponíveis foram compradas pelo programa até julho deste ano.
Além da exigência de login na plataforma Gov.br e de critérios ligados ao recebimento de benefícios sociais, o acesso é considerado burocrático. Na prática, qualquer pessoa – inclusive estrangeiros – consegue adquirir os mesmos bilhetes pelo mesmo preço em sites de busca comuns, como o Google.
Em entrevista à revista Veja, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reconheceu a falha: “A gente falhou na comunicação do Voa Brasil, porque nós não tínhamos, por parte do próprio governo federal, uma priorização dessa comunicação. Fizemos uma pesquisa e mais de 95% dos aposentados do Brasil não conhecem o Voa Brasil.”
Ainda não há definição sobre como será feita a divulgação do programa para ampliar sua base de usuários, nem se haverá ajustes em seu modelo.