Peso chileno mantém destaque e ocupa 5ª posição de moedas mais transacionadas em agosto
Dólar norte-americano, por sua vez, mantém liderança pelo 11º mês seguido no levantamento

Após ter sido a grande surpresa de julho, com alta de 55% na procura em relação a junho, o peso chileno (CLP) manteve a quinta posição no ranking das moedas estrangeiras mais transacionadas em agosto, segundo levantamento da Travelex Confidence.
Mesmo com retração de 38% no volume frente ao mês anterior e queda de 7% na comparação anual, a moeda preservou espaço no Top 5, reforçando sua relevância entre os brasileiros que buscam destinos de viagem mais próximos e acessíveis.
O ranking divulgado mensalmente pela empresa tem como base as transações de compra e venda de papel moeda realizadas por pessoas físicas em todo o Brasil. De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, o desempenho em agosto ainda reflete os picos da alta temporada.
“A retração observada em agosto é natural após um período de alta demanda. Ainda assim, o peso chileno continua em destaque, impulsionado pela temporada de esqui no Chile, que se estende até setembro. Isso mantém a moeda entre as mais procuradas e reforça a tendência de maior diversificação na escolha de destinos turísticos pelos brasileiros”, afirma o executivo.
Além do peso chileno, o ranking foi liderado novamente pelo dólar (USD), que ocupa a primeira colocação pelo 11º mês consecutivo. A moeda americana, no entanto, registrou queda de 12% em relação a julho, acompanhando o fim da temporada de férias, mas acumulou alta de 38% frente ao mesmo mês do ano passado e se manteve 31% acima da média de 2024.
O euro (EUR) manteve a segunda posição, com retração de 19% em relação ao mês anterior. A libra esterlina (GBP) e o dólar canadense (CAD), que vinham em trajetória positiva, recuaram em agosto, caindo 45% e 40% no volume transacionado, respectivamente. Já o iene (JPY), que, de setembro de 2024 a junho de 2025 ocupou o top 5, caiu para a sétima posição em agosto, deixando de ser um destaque no top 5 das moedas mais transacionadas.
Transferências internacionais
Nas operações de transferências internacionais, a modalidade “entre contas da mesma pessoa” manteve a liderança em agosto, com 31% do volume total, ainda que em leve retração de 3% frente a julho. Já as doações ou transferências sem contrapartida ficaram em segundo lugar, com 26% do volume.