Luiz Felipe Simões   |   27/11/2025 11:09
Atualizada em 27/11/2025 16:42

Sebrae fortalece o Polo de Turismo de Experiência como referência nacional do setor

Iniciativa integra inteligência, inovação e articulação para impulsionar pequenos negócios do Turismo

Divulgação
O caminho percorrido reforça a relevância do Polo Sebrae de Turismo de Experiência na consolidação do turismo de experiência
O caminho percorrido reforça a relevância do Polo Sebrae de Turismo de Experiência na consolidação do turismo de experiência

Sob a liderança do Sebrae/ES, o Polo Sebrae de Turismo de Experiência se consolida como um espaço estratégico de inteligência, inovação e articulação em rede, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil.

Segundo a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, desde o início dos trabalhos em 2023 o foco tem sido criar conhecimento e ferramentas que apoiem empreendedores na formatação de produtos turísticos de experiência. “É preciso conectar histórias e memórias com autenticidade para elaborar produtos com alto valor agregado. Assim conseguimos contribuir para condições favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios do segmento”.

Divulgação
A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi
A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi

A atuação da governança compartilhada e integrada, formada por unidades do sistema Sebrae de diferentes estados (NA, ES, BA, CE, MS, PA, RS, RO, GO, PB), parceiros como MTur, Embratur, CNC e Braztoa, além de especialistas, é um diferencial essencial. Essa articulação permite a construção coletiva de metodologias e estratégias alinhadas às tendências globais e às realidades locais, ampliando o alcance das entregas e fortalecendo a legitimidade das ações.

Entre as entregas realizadas estão estudos de inteligência de mercado, infográficos, e-books, webséries, a Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, mapeamentos, curadoria de soluções, o novo site do Polo e a participação em eventos nacionais e internacionais. “Tudo isso evidencia o compromisso do Sebrae em alinhar teoria e prática, conhecimento e aplicação, mercado e território”.

Para Germana Magalhães, coordenadora nacional do Polo, a iniciativa fortalece a imagem do Turismo brasileiro. “Metodologia, inteligência de mercado e práticas estratégicas integradas geram impacto para empreendedores e territórios, fortalecendo a imagem do Turismo brasileiro”.

Divulgação
Germana Magalhães, coordenadora nacional do Polo
Germana Magalhães, coordenadora nacional do Polo

O caminho percorrido reforça a relevância do Polo Sebrae de Turismo de Experiência na consolidação do Turismo de experiência como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e cultural para pequenos negócios e destinos brasileiros.

Além das informações disponíveis em https://conteudo.sebraees.com.br/polo-referencia-turismo-de-experiencia/, todo o conhecimento construído está materializado na sede do Polo, em Venda Nova do Imigrante/ES.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 677 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter