Pedro Menezes   |   16/01/2026 13:15
Atualizada em 16/01/2026 13:16

Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio

Banco Central não informou, até o momento, os impactos diretos para clientes ou para o mercado de câmbio

Antonio Molina/ Folhapress
De acordo com o BC, a Advanced está enquadrada no segmento S5 da regulação prudencial, grupo que reúne instituições de menor porte e baixa representatividade no sistema financeiro
De acordo com o BC, a Advanced está enquadrada no segmento S5 da regulação prudencial, grupo que reúne instituições de menor porte e baixa representatividade no sistema financeiro

O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio Ltda., instituição com sede em São Paulo (SP). A medida foi tomada após a constatação do comprometimento da situação econômico-financeira da empresa e de graves violações às normas que regem o funcionamento das instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

De acordo com o BC, a Advanced está enquadrada no segmento S5 da regulação prudencial, grupo que reúne instituições de menor porte e baixa representatividade no sistema financeiro. Em 2025, a corretora ocupou a 56ª posição no ranking de operações de câmbio do Banco Central.

No período, as operações da Advanced representaram 0,081% do volume financeiro total movimentado no mercado de câmbio brasileiro e 0,14% da quantidade de operações cursadas no SFN, evidenciando participação limitada no setor.

Apesar do porte reduzido, o Banco Central afirmou que continuará adotando todas as medidas cabíveis para apurar responsabilidades, dentro de suas competências legais. O resultado das investigações poderá levar à aplicação de sanções administrativas e ao encaminhamento do caso às autoridades competentes.

Com a decretação da liquidação extrajudicial, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição, medida prevista na legislação para preservar o interesse de credores e garantir a condução adequada do processo.

O Banco Central não informou, até o momento, impactos diretos para clientes ou para o mercado de câmbio como um todo, reforçando que a instituição tinha baixa relevância sistêmica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4820 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.