Filip Calixto   |   18/05/2026 11:07
Atualizada em 18/05/2026 11:13

Fim da escala 6x1 pode ampliar demanda no Turismo, afirma ministro

Governo prevê aumento no setor; entidades apontam impactos em custos e empregos

PANROTAS / Filip Calixto
Gustavo Feliciano, ministro do Turismo
Gustavo Feliciano, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou neste domingo (17) que o fim da escala 6x1 pode ampliar o movimento no setor turístico brasileiro. Segundo ele, a proposta pode aumentar o tempo disponível para lazer e viagens entre os trabalhadores.

A declaração foi dada à CNN Brasil após a participação do ministro na Corrida da Câmara. De acordo com Feliciano, a possibilidade de dois dias de descanso semanal pode incentivar o consumo de atividades ligadas ao Turismo no País.

Representantes do setor, no entanto, manifestam oposição à proposta. Entidades como a CNC, o Sindepat, o Fohb e a Associação Brasileira de Parques e Atrações avaliam que a medida pode afetar diferentes áreas da cadeia turística.

Segundo as associações, a redução da jornada pode provocar aumento nos custos operacionais, impactos sobre a competitividade e riscos para empregos em segmentos como hotelaria, restaurantes, resorts e parques temáticos.

O ministro afirmou que os efeitos da proposta só poderão ser avaliados após a conclusão do texto final e eventual aprovação no Congresso. Feliciano também disse que o governo pretende dialogar com representantes do setor empresarial para discutir alternativas que reduzam possíveis impactos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defende que a proposta seja votada até o fim de maio. O acordo articulado com o governo prevê dois dias de descanso remunerado por semana e redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, sem alteração salarial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 8006 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes