Karina Cedeño   |   20/10/2026 10:12

PANROTAS Next Maceió: Como tornar as agências mais estratégicas em tempos desafiadores?

Guilherme Dietze apresentou panorama econômico durante o PANROTAS Next Maceió 2026

PANROTAS / Emerson Souza
Guilherme Dietze, economista e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
Guilherme Dietze, economista e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

MACEIÓ – A economia brasileira deve avançar cerca de 2% ao ano nos próximos quatro anos, enquanto o faturamento do Turismo deve alcançar R$ 300 bilhões em 2026, com crescimento aproximado de 4%.

As informações foram apresentadas pelo economista e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze, durante o PANROTAS Next Maceió, realizado nesta terça-feira (20).

"Vemos o País crescendo pouco, porque temos no Brasil uma taxa de juros surreal. A Selic está em 13,7% e os juros elevados podem prejudicar os negócios das agências de viagens. O cenário é desafiador e, para os próximos quatro anos, não vemos uma taxa de juros mais baixa, e sim acima de 10%. Temos um capital de giro muito caro, assim como a antecipação de recebíveis e o crédito consignado"

Guilherme Dietze, economista e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

Entretanto, mesmo com juros elevados, famílias endividadas e restrições no orçamento doméstico, o Turismo brasileiro deve manter um ritmo de crescimento superior ao da economia nacional nos próximos anos.

Pontos de atenção

  • O parcelamento segue como aliado das vendas: mesmo com o custo elevado do crédito e o endividamento das famílias, as operações parceladas no cartão continuam avançando. Segundo os dados apresentados por Dietze, a alta recente ficou entre 10% e 25%, reforçando a importância dessa modalidade para a comercialização de pacotes e serviços turísticos;
  • Recorde de passageiros transportados em Alagoas: em 2025, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou recorde de 1,4 milhões passageiros transportados, o que representa alta de 10,5% em comparação com o ano anterior. Em agosto de 2026 o crescimento foi de 6,5%.
  • O Turismo mantém um desempenho acima da economia: a expectativa apresentada pelo economista é de crescimento próximo de 4% para o setor neste ano, diante de uma projeção de aproximadamente 2% para o PIB brasileiro;
  • O combustível pode pressionar os preços das passagens: com o petróleo próximo de US$ 100 por barril, cresce a preocupação com os custos do querosene de aviação, que representa aproximadamente 32% das despesas das companhias aéreas.

Como o agente de viagens pode se preparar

Diante desse cenário, Dietze defende que as agências adotem uma postura comercial mais estratégica e antecipem as possíveis restrições financeiras dos clientes. Com o orçamento comprometido por despesas fixas e dívidas, muitos consumidores precisam planejar com cuidado quanto poderão destinar às viagens.

Confira, abaixo, algumas dicas dadas por ele:

  • Uma das recomendações é apresentar diferentes alternativas desde o início da negociação. Em vez de trabalhar apenas com o destino inicialmente escolhido, o agente pode estruturar planos A, B e C, com opções de lugares, transporte e hospedagem que se ajustem a diferentes faixas de preço. Dessa forma, se a primeira proposta ultrapassar o orçamento disponível, o cliente ainda terá outras possibilidades para concretizar a viagem;
  • Outro desafio apontado pelo economista é a concorrência com ferramentas de inteligência artificial. Para ele, o diferencial do agente não deve estar apenas no acesso às informações, mas na capacidade de selecionar as melhores opções, organizar todos os detalhes da experiência e prestar assistência ao viajante diante de imprevistos;
  • Por fim, Dietze ressaltou a importância de equilibrar as condições de pagamento oferecidas aos consumidores com os custos financeiros assumidos pelas próprias agências. O parcelamento pode ajudar a viabilizar as vendas, mas precisa ser planejado para não comprometer o fluxo de caixa das empresas.

Patrocinadores do PANROTAS Next Maceió

ClickBus, Copa Airlines, Curaçao, Governo do Estado do Espírito Santo, Hertz Internacional, ITA Airways, Viaje Paraná, Redion, Rextur Advance, Sakura Consolidadora, Trend Viagens, Visual Turismo e Walt Disney World Resort. O Ritz Lagoa da Anta foi o apoiador.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 8525 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.