9ª Conferência da Diversidade: expositores destacam novidades e apoio ao Turismo LGBT
Ainda há destinos, companhias aéreas e redes hoteleiras que seguem comprometidos com a causa

A 9ª Conferência Internacional da Diversidade, realizada pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT, acontece até sexta-feira (12), reunindo especialistas em Turismo, Esporte e Negócios LGBTQ+. Nesta quarta-feira, o evento é dedicado integralmente à indústria de Viagens, com o objetivo de fomentar um setor mais diverso e inclusivo.
A edição deste ano da Conferência conta com a presença de 23 expositores, entre destinos, companhias aéreas, redes hoteleiras e demais parceiros da Câmara, para apresentarem seus produtos voltados à comunidade LGBTQ+.
Ricardo Gomes, idealizador do evento e presidente da Câmara LGBT, lamentou a saída de algumas empresas parceiras que não desejam mais apoiar a pauta da comunidade.
"A eleição do governo americano está influenciando muito as corporações. Empresas que sempre tiveram uma cultura de compras inclusivas, hoje já não querem mais apoiar a causa. A nossa Conferência precisou mudar de data duas vezes. Eventos no México, que sempre foram gigantescos para o mercado LGBTQ+, simplesmente não vão acontecer mais. Os destinos que sabem o que querem, que estão realmente comprometidos, não se deixam influenciar por governo ser contra ou não. Já os destinos novos estão se recolhendo, e aqueles que estavam em cima do muro, acabaram retrocedendo"
Ricardo Gomes, idealizador do evento e presidente da Câmara LGBT
O presidente ainda ressaltou que as eleições do ano que vem podem influenciar ainda mais nesse cenário. "Há candidatos que até não têm problema com a pauta, mas acham que não é hora de falar do assunto. Enquanto isso, a população LGBTQ+ é a que mais sofre. A gente sabe que, em ano pré-eleitoral, os candidatos já começam a definir estratégias de campanha. Muitos não querem falar de diversidade, não querem se indispor com o eleitor que não apoia a pauta. Ficar em cima do muro tem sido o melhor negócio para essas empresas. Foram dez anos para legalizar o casamento homoafetivo. Isso mostra como cada avanço demora, e influencia diretamente no desenvolvimento do Turismo LGBT", completou.
Enquanto há aqueles que não querem defender a pauta da diversidade, há aqueles que seguem acreditando na importância de uma indústria mais inclusiva e acolhedora para todos.
Veja fotos dos expositores da 9ª Conferência da Diversidade e o que eles destacaram no segmento LGBTQ+:
Iberia
Parceira da Câmara LGBT, a Iberia está apoiando a Parada do Orgulho de Madri de 2026 e lançou um voucher especialmente para os participantes da Conferência. Com o cupom LGBTBRASIL26, os viajantes conseguem 10% de desconto em passagens da Iberia. A promoção é válida até o final de setembro, para viagens até julho do ano que vem.
Diversa
A operadora está na Conferência reafirmando seu compromisso com a causa e a parceria com a Câmara LGBT. A empresa afirma que conta com curadoria especializada para vender os destinos com segurança, principal preocupação dos viajantes.
Change Programs by Copastur
O programa de intercâmbio da Copastur, lançado há apenas dois anos, participa do evento para promover destinos acolhedores como Canadá e Reino Unido, ideais para a comunidade LGBTQ+ que deseja viajar para estudar.
Hero Pride
A Hero vem ao evento para divulgar seu segmento Hero Pride, que nasceu das necessidades e experiências dos viajantes LGBTQ+. O objetivo do produto é transmitir mais segurança aos clientes, evitando situações de preconceito ou agressões físicas e verbais.
Turismo de Búzios
Destino já consolidado entre os visitantes LGBTQ+, Búzios (RJ) está expondo na Conferência pela primeira vez. O destino já promoveu dez edições da Parada do Orgulho, realiza capacitações com hotéis e pousadas, conta com guias especializados, além de realizar eventos esportivos como a Corrida da Diversidade e campeonatos de vôlei e futebol LGBTQ+.
Orinter Pride
Além de seguir ofertando pacotes para festivais LGBTQ+, a Orinter Pride tem trabalhado para apoiar as ações da comunidade. A operadora tem se aproximado do Museu da Diversidade e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Também está atuando diretamente com digital influencers e promovendo famtours em destinos consolidados, como Curaçao, Miami, Fort Lauderdale, Tailândia e Chile.
Accor
Já conhecida no setor por apoiar a causa da Diversidade, a Accor agora está focada em receber bem as famílias LGBTQ+. A rede hoteleira conta com uma cartilha para capacitar os colaboradores no atendimento adequado dos hóspedes LGBTQ+ e lançará, na segunda-feira (15), uma cartilha focada em hóspedes transexuais, que será divulgada em todos os hotéis da rede. Cerca de 19% dos colaboradores da Accor são declarados LGBTQ+, sendo que 16% ocupam cargos de liderança.
Festuris
O Festuris participa da Conferência para divulgar o Espaço LGBT+ Diversidade, lançado há 15 anos. A organização da feira conta que o espaço já está tão consolidado que há empresas que desejam participar exclusivamente dele, como o Turismo da Colômbia, da Tailândia e do Peru.
Abav-SP | Aviesp
Desde 2022, a Abav-SP | Aviesp conta com o Espaço LGBT. A organização entendeu que precisava se aproximar desse mercado, compreendendo a importância da diversidade e da inclusão para o Turismo.
Bedsonline
A Bedsonline está explorando o segmento LGBTQ+ para entender como esse mercado funciona. É a primeira vez que a empresa participa da Conferência, com o objetivo de captar insights e aprofundar o atendimento aos clientes.
tg.mob
A tg.mob ostenta selos de diversidade e sustentabilidade e acredita na importância de apoiar eventos como a Conferência da Diversidade e acolher o viajante LGBTQ+.