Filip Calixto   |   08/09/2025 08:21

Braztoa e Abeta levam o SEEDS ao Abeta Summit 2025

Parceria leva ciclo de debates à programação do evento realizado no litoral paulista

Divulgação/Fernando Veloso Leão
Criado pela Braztoa, o SEEDS é um ciclo de palestras e um espaço dinâmico de troca, reflexão e construção de soluções para um turismo mais responsável, inovador e sustentável
Criado pela Braztoa, o SEEDS é um ciclo de palestras e um espaço dinâmico de troca, reflexão e construção de soluções para um turismo mais responsável, inovador e sustentável

A Braztoa e a Abeta uniram esforços para integrar o SEEDS – Semeando Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo – à programação do Abeta Summit 2025, realizado em Caraguatatuba (SP), entre 3 e 6 de setembro. A iniciativa da Braztoa, que promove debates e troca de experiências sobre práticas sustentáveis, conectou-se ao ecoturismo e ao turismo de aventura, focos centrais do evento.

Segundo Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, levar o SEEDS ao Abeta Summit é uma oportunidade de unir forças e ampliar o alcance de debates que realmente transformam o Turismo. Para Fernanda Dornelles, vice-presidente da Abeta, a integração representa um reforço ao papel do turismo de aventura e do ecoturismo no desenvolvimento sustentável do País.

No dia 4, a Braztoa realizou dois painéis dentro da programação oficial. O primeiro, “Do Desastre à Recuperação – Lições de uma Crise para um Turismo Mais Resiliente”, discutiu experiências de Brumadinho, Capitólio e Gramado, com a participação de Daniele Teixeira (Vale), Felipe Picinin (ASCATUR) e Ricardo Reginato (Secretário de Turismo de Gramado). O debate abordou como os destinos enfrentaram crises ambientais e de segurança e buscaram caminhos de recuperação.

O segundo painel, “Repensando Ciclos e Impactos - Do Turismo de Veraneio ao Turismo do Ano Inteiro”, reuniu Bianca Colepicolo, secretária de Turismo de Caraguatatuba, e Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro. A discussão tratou da diversificação da oferta turística para reduzir a sazonalidade e ampliar a sustentabilidade econômica e social dos destinos.

A parceria também incluiu um famtrip para oito operadores associados da Braztoa, realizado entre 31 de agosto e 4 de setembro. O grupo percorreu Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba, com visitas técnicas e atividades de imersão no potencial turístico da região. O roteiro terminou com um Encontro de Negócios no Abeta Summit, conectando operadores e empresários locais.

Com a iniciativa, Braztoa e Abeta reforçam a cooperação entre segmentos do setor e ampliam a integração entre debates estratégicos e ações práticas voltadas ao desenvolvimento do turismo brasileiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7163 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!