Filip Calixto   |   08/09/2025 08:21

Braztoa e Abeta levam o SEEDS ao Abeta Summit 2025

Parceria leva ciclo de debates à programação do evento realizado no litoral paulista

Divulgação/Fernando Veloso Leão
Criado pela Braztoa, o SEEDS é um ciclo de palestras e um espaço dinâmico de troca, reflexão e construção de soluções para um turismo mais responsável, inovador e sustentável
Criado pela Braztoa, o SEEDS é um ciclo de palestras e um espaço dinâmico de troca, reflexão e construção de soluções para um turismo mais responsável, inovador e sustentável

A Braztoa e a Abeta uniram esforços para integrar o SEEDS – Semeando Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo – à programação do Abeta Summit 2025, realizado em Caraguatatuba (SP), entre 3 e 6 de setembro. A iniciativa da Braztoa, que promove debates e troca de experiências sobre práticas sustentáveis, conectou-se ao ecoturismo e ao turismo de aventura, focos centrais do evento.

Segundo Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, levar o SEEDS ao Abeta Summit é uma oportunidade de unir forças e ampliar o alcance de debates que realmente transformam o Turismo. Para Fernanda Dornelles, vice-presidente da Abeta, a integração representa um reforço ao papel do turismo de aventura e do ecoturismo no desenvolvimento sustentável do País.

No dia 4, a Braztoa realizou dois painéis dentro da programação oficial. O primeiro, “Do Desastre à Recuperação – Lições de uma Crise para um Turismo Mais Resiliente”, discutiu experiências de Brumadinho, Capitólio e Gramado, com a participação de Daniele Teixeira (Vale), Felipe Picinin (ASCATUR) e Ricardo Reginato (Secretário de Turismo de Gramado). O debate abordou como os destinos enfrentaram crises ambientais e de segurança e buscaram caminhos de recuperação.

O segundo painel, “Repensando Ciclos e Impactos - Do Turismo de Veraneio ao Turismo do Ano Inteiro”, reuniu Bianca Colepicolo, secretária de Turismo de Caraguatatuba, e Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro. A discussão tratou da diversificação da oferta turística para reduzir a sazonalidade e ampliar a sustentabilidade econômica e social dos destinos.

A parceria também incluiu um famtrip para oito operadores associados da Braztoa, realizado entre 31 de agosto e 4 de setembro. O grupo percorreu Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba, com visitas técnicas e atividades de imersão no potencial turístico da região. O roteiro terminou com um Encontro de Negócios no Abeta Summit, conectando operadores e empresários locais.

Com a iniciativa, Braztoa e Abeta reforçam a cooperação entre segmentos do setor e ampliam a integração entre debates estratégicos e ações práticas voltadas ao desenvolvimento do turismo brasileiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7336 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes