Laura Enchioglo   |   05/08/2025 15:23

Braztoa lança calculadora de carbono para viagens

Ferramenta gratuita permite compensação voluntária e está disponível para todos os públicos


Divulgação
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) acaba de lançar uma calculadora de pegada de carbono de viagens. A ferramenta permite que o viajante, seja cliente de uma operadora associada ou não, calcule as emissões de CO2 de sua viagem e, se desejar, compense voluntariamente sua pegada de carbono por meio de projetos ambientais certificados.

Disponível ao público em geral, a calculadora foi criada para democratizar o acesso à compensação e incentivar o Turismo consciente. Qualquer pessoa pode utilizá-la de forma gratuita. As operadoras associadas da Braztoa, por sua vez, estão mobilizadas para oferecer essa possibilidade aos seus clientes, assumindo o compromisso de ampliar o acesso à compensação voluntária como um diferencial e um gesto de responsabilidade compartilhada.

Ao final do cálculo, o passageiro pode indicar com qual operadora associada realizou sua viagem. Com isso, a Braztoa gerará, ao final de cada ano, um relatório consolidado com o engajamento coletivo dos associados, permitindo que cada operadora acompanhe o número de clientes que optaram pela compensação.

"Com essa iniciativa, queremos tornar a compensação de carbono uma prática acessível e transparente para todos os viajantes. É uma ferramenta que amplia a consciência e o protagonismo ambiental dentro do turismo, conectando escolhas individuais a um impacto coletivo"

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

Desenvolvida em parceria com a Eccaplan. A Braztoa, por meio da parceria, já compensa há décadas todos os eventos realizados pela entidade e, desde 2023, opera como entidade carbono neutro.

A calculadora da Braztoa oferece um olhar mais amplo sobre o impacto da viagem. Além dos trechos aéreos, são considerados também todos os transportes terrestres locais (como traslados e passeios) e o número de noites de hospedagem, contemplando os transportes, deslocamentos e a hospedagem — que estão entre as principais etapas da experiência de viagem e também entre as mais emissoras de carbono, segundo a Organização Mundial do Turismo (UN Tourism).

“A Braztoa tem buscado sempre ir além do discurso e oferecer soluções concretas que aproximem o turismo da agenda climática. A calculadora é um convite para que cada um possa ser parte da mudança que o setor precisa. Sabemos que toda viagem gera impacto, e agora estamos oferecendo uma forma prática e segura de transformá-lo em algo positivo. Nossas operadoras estão assumindo esse compromisso junto com seus clientes, e essa força coletiva tem um enorme potencial de transformação para o Turismo." completa Marina.

Acesse a calculadora e saiba mais:https://www.braztoa.com.br/calculadoracarbononeutro

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados