Em manhã de conferências, France Excellence debate arte e inteligência artificial no luxo
5ª edição do evento reúne personalidades da França para debater últimas tendências do setor

Além das rodadas de negócios que acontecerão hoje (23) e amanhã, o France Excellence contou com uma agenda de conferências voltadas para debater o legado cultural francês, o impacto da IA no luxo, a influência da Catedral de Notre-Dame para a arquitetura global e a arte da alta sommellerie.
Para apresentar os diálogos artísticos entre França e Brasil, o professor João Braga, o historiador Sébastien Quéquet e o especialista em arte Filipe Assis, demonstraram como o Art Déco está presente no imaginário do luxo nos dois países. Ícone do movimento, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é considerado a maior obra Art Déco do planeta e atrai visitantes não apenas pela imponência religiosa, mas também pelo valor arquitetônico e artístico.
Na própria capital fluminense, a relação com a França remonta ao período imperial: foi uma missão cultural francesa, incentivada por Dom Pedro I, que ajudou a moldar a identidade artística brasileira — inclusive com a criação da bandeira do Império, desenhada por um francês.
Para os viajantes que desejam explorar o lado artístico da França, os especialistas recomendam destinos que exalam história, arquitetura, arte e moda. Entre eles estão a Villa Savoye, próxima a Paris; o Convento La Tourette, próximo de Lyon; o edifício do Partido Comunista, projetado por Oscar Niemeyer em Paris; além do Museu de Artes Decorativas, o Palais Galliera, a Catedral de Notre-Dame e a cidade de Nice, repleta de propostas Art Déco.
Quando a IA valoriza o luxo

Outro tema debatido no France Excellence foi a relação da Inteligência Artificial com o Luxo. Os participantes puderam ouvir as experiências de Olivier Le Garlantezec, executivo de Inovação Digital do LVMH Group, Franck Le Moal, diretor de Tecnologia do LVMH Group, e Guillaume Ingelaere, especialista em Inteligência de Mercado.
Conciliar luxo e inteligência artificial é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para o setor. Le Moal afirmou que a IA tem se mostrado fundamental nesse processo, permitindo prever comportamentos de compra dos clientes e ajudando as marcas a entender melhor seus consumidores.
O especialista ainda ressaltou que existe uma proximidade entre o luxo e a tecnologia, já que ambos buscam excelência, personalização e experiência única.