10º Expo Fórum Visite São Paulo: Turismo com propósito guia debates e novos projetos
Setor de Turismo e eventos movimentou, em 2025, R$ 340 bilhões, o que representa 9,7% do PIB de SP

Turismo com propósito. Esse foi o tema escolhido pelo Visite São Paulo Convention Bureau para a 10ª edição do Expo Fórum. Para reforçar o conceito, a apresentação do presidente executivo da entidade, Toni Sando, destacou o propósito do Turismo e o Turismo com propósito.
Ele lembrou que “o setor de Turismo, viagens e eventos movimentou, em 2025, R$ 340 bilhões, o que representa 9,7% do PIB do Estado de São Paulo e 34% do faturamento turístico do País”, disse ele.
Sando ressaltou ainda que o Brasil vai fechar o ano com um total de nove milhões de turistas estrangeiros, dos quais 2,2 milhões visitaram São Paulo, “o maior número até hoje”. Só nos primeiros seis meses de 2025, o Turismo internacional movimentou R$ 23 bilhões.
Para o presidente executivo do VSPCB, o “propósito do Turismo é movimentar a economia local dos destinos que, por sua vez, movimentam uma cadeia produtiva gigante, garantindo milhões de empregos e renda para as cidades”.
“E mesmo com a revolução digital, a chegada da IA e a automação”, disse Sando, “o Turismo será cada vez mais humano. A operação e a logística serão rapidamente assumidas pela robotização, mas a hospitalidade é inerentemente humana. O futuro do Turismo está em aprofundarmos a hospitalidade”.
“Enquanto o propósito do Turismo é movimentar pessoas, negócios, conhecimento e a economia, o Turismo com propósito é focar na hospitalidade humana. O poder público entra com a infraestrutura, incentivos e o ordenamento; a iniciativa privada entra com investimentos, gente e a operação; e as entidades de destino entram com a promoção, captação de eventos, qualificação e mobilização de toda a cadeia produtiva de Turismo, viagens e eventos”
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo CVB
Benefício SP e demais novidades

Sando também anunciou o lançamento do Pamesp – Painel de Monitoramento de Eventos do Estado de São Paulo e da plataforma Benefício SP, concebida para divulgar descontos, pacotes e vantagens em seus serviços de seus mais de 500 associados, que serão iniciados pelas ofertas para o Natal e Ano Novo.
Aberto ao público, o novo site será uma alternativa para os visitantes da capital paulista conhecerem o que a cidade tem a oferecer em experiências e atrações. Quem quiser conhecer e aproveitar os benefícios oferecidos pelos associados da entidade só precisa informar nome e email para obter os vouchers.
Na abertura do evento, Sando e o prefeito de Itu, Herculano Passos, que representava a Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, assinaram a renovação da parceria entre ambas as entidades. O Visite São Paulo e a Prefeitura de Osasco também assinaram uma parceria de fomento do Turismo no município. Mais informações pelo site.
Turismo em Alta

O Turismo no Estado de São Paulo está crescendo em “visitantes, empregos, negócios, investimentos, experiências e produtos”, segundo o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Em setembro, 7,1 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Congonhas e, no mesmo mês, foram gerados, no setor, mais de 5,1 mil empregos. Em outubro, 215,5 mil turistas desembarcaram no Estado. No total, foram 64,2 milhões de embarques e desembarques nos primeiros nove meses do ano.
O secretário destacou ainda que, nesse ano, a pasta participou de 139 ações de promoção do destino. Já o Creditur, maior programa de crédito para o Turismo, concedeu mais de R$ 2,8 bilhões em créditos para cerca de 1,8 mil operações e atendendo 76 municípios e mais de 1,7 mil empresários.
Na valorização da produção e gastronomia regionais, Lucena salientou os resultados do programa Sabor de SP, que envolve 306 municípios e 390 empreendimentos, realizou 20 festivais com 12 mil participantes. O Rotas do Vinho de SP inclui 86 vinícolas, 82% das quais reportaram alta no número de visitantes, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico e de 22% no faturamento.