ESG, humanização e IA são temas da 2ª edição do Pouso do Beija-flor, da Inovents
Painéis demonstraram que setor de eventos deve se preocupar com a sustentabilidade e a personalização

São Paulo recebeu, nesta terça-feira (2), a segunda edição do Pouso do Beija-flor, evento da Inovents que visa debater e apresentar tendências Mice para 2026. A programação reuniu especialistas que debateram humanização, ESG, acessibilidade e tecnologia para levar insights aos participantes.
Veja abaixo os principais insights do evento:
Conexão e humanização
Oto Gomes, do Viva Enjoy, Kamila Souza, da Malu Eventos, e Glaciane Romanili, da Basf, apresentaram suas opiniões sobre como a conexão humana se fortalece - e se perde - em tempos de tecnologia e aceleração.

"Ao criar uma experiência, temos que pensar em tudo: no tempo de deslocamento, em fazer o cliente se sentir integrado, em oferecer inovação, em proporcionar momentos de desconexão", refletiu o diretor de Experiências do Viva Enjoy, Oto Gomes.
"A experiência começa já no convite para o evento. Eventos personalizados e tecnológicos geram mais benefícios ao cliente, é possível inovar até no coffee break. A tecnologia está aí para ser utilizada, mas não podemos esquecer do olhar humano", complementou a diretora de Operações da Malu Eventos, Kamila Souza.
ESG na prática
Sustentabilidade além do discurso: Como eventos podem deixar um legado positivo? Luciana Garcez, da Inovents, mediou o segundo painel do evento que trouxe experiências de marcas como Marriott, tg.mob, ESG Pulse e Wiz Corporate.

“Não basta ter crédito de carbono. É preciso pensar em governança e no lado social. A tg.mob busca apoiar ONGs, realizar treinamentos internos e ter fornecedores locais. O mercado é muito focado em São Paulo, mas há eventos em todo o País, e em muitos locais as pessoas nem sabem o que é ESG”, afirmou o CEO da tg.mob, Leandro Pimenta.
“Todo mundo precisará se adaptar. Ser ESG é um diferencial competitivo e aplicar pequenas ações já faz diferença: seja substituir a garrafa plástica pela lata ou oferecer um serviço de A&B mais saudável. Realizar eventos envolve uma cadeia gigantesca de coisas e as novas gerações estão conscientes disso, questionam marcas que ainda não são sustentáveis"
Fernando Bacala, do Marriott, e Juliane Almeida, da Wiz Corporate
Johanna Bakhuizen, da ESG Pulse, finalizou o painel com uma reflexão: “Fico muito feliz com os movimentos das empresas em buscar fazer eventos ESG porque a gente morre, mas a terra vive, e o que fica para o futuro?”
IA e tecnologia
Encerrando a programação de conteúdos do evento, Alexandre Castro, CEO da Inovents, mediou um painel sobre como a inteligência artificial e a tecnologia estão moldando o futuro da experiência em eventos. Com a participação de Karla Fidelis, da Neogrid, Rogério Miranda, da Inteegra, e Adriano Bellagente, da SVTvideo, os especialistas mostraram que mais do que automatizar, a IA deve potencializar o fator humano nos eventos.

“Convivemos com IA em todos os momentos da nossa vida, as vezes consumimos sem nem perceber, mas é bom frisar que a IA não veio para nos substituir, ela veio para amplificar nossos conhecimentos. Além de ser essencial na personalização, automatização e aprimoramento de cada evento”
CEO da Inteegra, Rogério Miranda
Castro finalizou o painel compartilhando que "o mercado de viagens corporativas já é fortemente influenciado pela IA, e sinto falta dessa presença nos eventos. A tecnologia contribui para aumentar a produtividade e ampliar as estratégias que podemos aplicar nas nossas ações", finalizou.