Laura Enchioglo   |   28/11/2025 13:19

Voetur e Lufthansa destacam avanços em ESG no setor de viagens

Companhias reforçam metas ambientais e mostram como governança se tornou pilar estratégico


Divulgação
Executivos das duas empresas debateram estratégias e boas práticas ESG
Executivos das duas empresas debateram estratégias e boas práticas ESG

A Voetur Viagens reuniu, no dia 27, executivos da Lufthansa para discutir como práticas ESG estão redefinindo prioridades no setor de viagens corporativas. Annette Taeuber, diretora de vendas, e Alan Jacch, Key Account do Lufthansa Group, detalharam as estratégias ambientais da companhia aérea em um cenário marcado pela pressão global por descarbonização.

Taeuber lembrou que a aviação responde por cerca de 3% das emissões mundiais de CO2 e enfrenta um desafio imediato: reduzir impacto sem alternativas tecnológicas plenamente consolidadas. A Lufthansa pretende cortar 50% das emissões já em 2030 — uma meta mais agressiva que a do setor, que mira a neutralidade até 2050.

Entre as iniciativas apresentadas ao trade, chamou atenção a película AeroShark, tecnologia que imita a pele de tubarão para reduzir o atrito das aeronaves. Aplicada nos Boeing 777, a solução diminui em 1,1% o consumo de combustível e emissões de carbono, o que no trecho São Paulo–Zurique equivale, segundo a empresa, a 59 voos anuais carbono zero.

Governança no centro da estratégia

No painel dedicado ao pilar G, a Voetur destacou sua estrutura de integridade, políticas de privacidade e segurança da informação, além do diferencial de ser a única TMC do país com uma Compliance Manager dedicada e certificações da T&E Consulting que atestam transparência no uso de Acordos Comerciais, Tarifas de Mercado e gestão de crédito de passagens aéreas.

Participaram do debate Carolina Gaete, diretora Comercial e de Parcerias Globais; Renato Salles, advogado especializado em governança de dados; e Dra. Anna Dantas, Compliance Officer do Grupo Voetur. Entre os temas abordados estiveram atendimento humanizado, desafios regulatórios crescentes e o impacto das políticas internas — como código de ética e canais de integridade — na relação com clientes e parceiros.

Papel do trade na aceleração do ESG

Para a Voetur, consolidar boas práticas de governança é parte do compromisso de elevar padrões no setor de viagens corporativas. Carolina Gaete reforçou que o avanço depende de cooperação entre empresas.

“Não adianta postergar a aceleração de práticas sustentáveis. Consolidar a governança como alicerce dos negócios é essencial para construirmos um mercado mais transparente e responsável. Nosso papel é impulsionar essa transformação por meio das nossas próprias práticas”

Carolina Gaete, diretora comercial e de Parcerias Globais da Voetur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4134 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.