Leonardo Ramos   |   24/09/2018 11:17

Digital e em novo modelo: aí vem a Abav Expo e Braztoa 2018

Em última edição no Anhembi, Abav Expo investe em reuniões fornecedor-compradores: mais de duas mil agendamentos confirmados; mil marcas expositoras confirmadas

Emerson Souza
Magda Nassar abre o jogo sobre o que vem de novo na Abav Expo
Magda Nassar abre o jogo sobre o que vem de novo na Abav Expo

A transformação já ocorreu. O consumidor já mudou, está mais exigente, quer novas experiências. Mas se alguém acha que o Turismo está defasado, Magda Nassar faz questão de dizer que não. Ou melhor, ao menos as associações que lidera não estão.

Presidente da Braztoa e vice-presidente da Abav Nacional, Magda chega na 46ª Abav Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa como uma das maiores incentivadoras de suas mudanças. Liderada pelo presidente da associação, Geraldo Rocha, a feira está atualizada: o método antigo de expositores com brindes e folhetos deixou de ser prioridade, e o foco principal agora são as reuniões fornecedor-comprador, onde negócios de fato devem ser fechados, e as capacitações, palestras e painéis interativos de espaços como a Vila do Saber.

“É só deixar os próprios números falarem: quase três mil reuniões já foram marcadas entre expositores e agentes, todas agendadas diretamente no nosso site. Fica claro o quanto as agências querem e precisam ter essa alternativa, de sentar à mesa e negociar, um meio muito melhor para fechar novas parcerias. Demos essa opção na busca de implementar esse novo tipo de feira, e tem dado certo”, contou Magda Nassar ao Portal PANROTAS.

VILA DO SABER
Na Vila do Saber, com palestras tratando os temas em alta do Turismo brasileiro e global e divididos nos temas Conexão, Gestão, Segmentação, Transformação e Tecnologia, o número de pessoas inscritas já é “impressionante”, garante Magda. Uma delas terá ela como uma das integrantes da mesa, e o nome dela não é coincidência: “A Transformação já Ocorreu”.

MAIOR ADERÊNCIA
Números da feira foram revelados por Magda, como os 16 mil já confirmados com pré-inscrição realizada. Mas o maior aumento é entre as empresas expositoras: pouco mais de mil marcas já confirmaram presença; no espaço da Braztoa, com área de 1,6 mil metros quadrados, serão cerca de 40 operadoras.

Emerson Souza
Mais de mil marcas devem expor na Abav Expo 2018
Mais de mil marcas devem expor na Abav Expo 2018

Para todas elas, Magda dá a dica: “Hoje, dentro de um evento do porte da Abav Expo, é importante que as marcas estejam preparadas para vender, não só para expor. A culpa às vezes pelo modelo ‘ultrapassado’ não é sempre das entidades, as próprias empresas têm que mudar, estar preparadas com um espaço para sentar, debater e fazer negócio. Estejam preparados: clientes, vocês terão.”

O objetivo para ela é garantir que as agências de fato abertas à conversas tenham a recepção necessária das empresas e expositoras para sentar, conversar e viabilizar parcerias. E, é claro, que negócios sejam fechados

ERA DIGITAL
Não é só no formato que as mudanças se dão este ano. Para se adaptar à era digital, a “grande novidade” para este ano destacada por Magda é que a feira estará 100% conectada: todas as grandes áreas do evento contarão com transmissão ao vivo em diversos canais - a própria Braztoa, além do Ministério do Turismo e da Embratur, transmitirão palestras, painéis interativos, capacitações… “Foi a forma encontrada de mostrar a cara do Turismo para muito mais que as 23 mil pessoas previstas para a feira deste ano”, conta a presidente da Braztoa.

ÚLTIMO ANO DA ANHEMBI
Após dois anos de Expo Center Norte, a Abav Expo está de volta ao pavilhão do Anhembi. Não foi exatamente, porém, uma opção da entidade: a escolha foi uma “herança” de um antigo contrato que garantia a realização de ao menos mais uma feira da entidade no local.

“Mas será a última”, garantiu Magda, adiantando que será anunciado durante encontro no dia 27, na própria feira, o local da sua próxima edição. “O Anhembi não foi privatizado ainda, mas recebeu investimentos, está muito bem preparado para receber a feira, principalmente após a bem sucedida Bienal do Livro realizada lá. E mais: o espaço é bem maior, o que permitirá uma feira também bem maior neste ano. Os mil expositores mostram isso”, conclui Magda.

Concorrendo para 2019 estão o Expo Center Norte e o São Paulo Expo, na capital paulista, com outros espaços correndo por fora, mas com poucas chances.

Tópicos relacionados