Artur Luiz Andrade   |   28/09/2018 21:31

Evento Abav Braztoa recebeu mais de 23 mil profissionais

A Abav Expo e o Encontro Braztoa receberam 23,3 mil visitantes na edição 2018, que se encerrou hoje, no Anhembi, um aumento de quase 18% em relação a 2018


Emerson Souza
Magda Nassar e Geraldo Rocha, presidentes da Braztoa e Abav
Magda Nassar e Geraldo Rocha, presidentes da Braztoa e Abav
A Abav Expo e o Encontro Braztoa receberam 23,3 mil visitantes na edição 2018, que se encerrou hoje, no Anhembi, um aumento de quase 18% em relação a 2018. A impressão da maioria é que a feira se recuperou frente à versão de 2017, quando um problema com o Ministério do Turismo fez a feira ficar mais pobre e a crise econômica esvaziou os negócios. Por falar em negócios gerados, eles são estimados em pouco mais de R$ 100 milhões.

Emerson Souza
Vila do Saber na Abav 2018
Vila do Saber na Abav 2018
Pontos positivos de 2018 foram a volta de forma diferenciada do MTur; o discurso de abertura de Magda Nassar; a variedade de temas na Vila do Saber (apesar de irregularidade na relevância de temas); a qualidade dos participantes (tanto autoridades, como buyers e expositores), a volta da CVC ao evento (como CVC Corp e suas marcas); o estande da Abracorp, com apoio da Gol/Delta/Air France-KLM; os eventos paralelos de entidades, o que fortalece o encontro; a variedade de produtos expostos; o otimismo do trade; a grande presença de agentes de viagens, de todos os portes e os estandes âncora, como os já citados da Abracorp e CVC Corp, e ainda os da Avianca, MTur, Bahia, Pernambuco, Travelport, ABR, Clia e PANROTAS.

Pontos a serem trabalhados: a péssima estrutura do Anhembi (em 2019, de 25 a 27 de setembro, o evento voltará para o Expo Center Norte); o fluxo nas entradas e saídas do evento; a climatização do Anhembi (chegou a faltar luz por alguns instantes, e a feira foi salva pelo gerador); a falta de expositores internacionais; a demora na volta de grandes players, como empresas aéreas; o espaço da Latam, muito tímido na Vila do Saber (talvez se as companhias aéreas pudessem ter áreas de treinamento para os agentes os resultados seriam mais visíveis); as opções de alimentação; e a cerimônia de abertura, que já foi mais prestigiada e criativa (apesar de alguns bons discursos).

Visitantes – 23.366 (aumento de 15,77% em relação a 2017)
Vila do Saber – 3.283 congressistas
Profissionais de imprensa – 853
Marcas expositoras – 1.183 (aumento de 7% em relação a 2017)

Rodada de Negócios
Reuniões realizadas – 918
Empresas participantes – 124
Estimativa de negócios – R$ 109 milhões

Abav Expo 2019
Renovação – 1.545m²
Cinco vezes mais do que a meta

*Balanço realizado às 16h30 do dia 28 de setembro de 2018
(Fonte: Abav)
Marluce Balbino
Emerson Souza
Abav 2018: Agência do Futuro no Estande PANROTAS
Abav 2018: Agência do Futuro no Estande PANROTAS



Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias