Leonardo Ramos   |   19/10/2018 18:14

JPA é 'prova de que livre iniciativa é a chave para o Turismo'

Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market, fruto de investimento privado

Jhonatan Soares
Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market
Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market


JOÃO PESSOA - "Antes se falava de Natal, Recife, Fortaleza, Maceió... Mas pouco de João Pessoa. Isso agora mudou." A declaração é de Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio-PB e um dos convidados para discursar na abertura da JPA Travel Market. "E isso por causa do Festival de Turismo JPA, agora sob novo nome, internacional", argumenta o executivo.

Para Medeiros, a feira de João Pessoa, nascida das mãos dos irmãos-diretores Bruno e Breno Mesquita juntos de Cláudio Júnior, também diretor, seria a "prova definitiva" de que o Turismo, no cenário atual do governo, deve ser movido por livres iniciativas e investimentos privado, e não depender de governos e entidades.

"Ela cresceu tanto nos últimos anos que se tornou uma das maiores feiras de Turismo do Brasil, além da melhor e maior de todo Norte e Nordeste. Muitas vezes pensamos que a responsabilidade é dos prefeitos, dos governadores, mas temos que acreditar também na força da sociedade e da iniciativa privada. E um evento desse, que começou pequenininho e agora recebe uma quantidade imensa de visitantes, é o maior exemplo disso. E não só para passear, mas para fazer negócios, que é o mais importante", comentou o presidente da Fecomércio da Paraíba durante a abertura do evento.

FALTA DE FEIRAS QUALIFICADAS

"Posso contar em uma das mãos o número de feiras deste tamanho e qualidade que temos no Brasil", afirmou Marconi Medeiros. Além das duas maiores, Abav Expo e WTM, ele cita a Festuris Gramado, a única regional com porte que se equipare à JPA.

Mais que lamentar a ausência de feiras, porém, o executivo destacou como isso eleva ainda mais a importância da JPA Travel Market para o trade nacional como um todo. Se as feiras WTM e Abav Expo acontecem no Sudeste, e a Festuris Gramado, na região Sul, a feira de João Pessoa acabaria englobando e representando todo Norte e Nordeste, regiões responsáveis por quase 80% de todos os 3,5 mil participantes do evento.

"Colocamos com ele, enfim, João Pessoa definitivamente no mapa do Turismo, tanto nacional quanto internacional. Se a 10 anos atrás disséssemos que num evento desse teríamos essa quantidade de representantes diplomáticos de outros países, ninguém acreditaria", concluiu Medeiros, se referindo aos cônsul-gerais de EUA, Argentina e China, presentes na feira.

A PANROTAS é media partner do JPA Travel Market.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS