Antonio R. Rocha   |   19/11/2018 18:24

Turismo rural ganha força com feira do segmento na Paraíba

Idealizada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur é hoje referência no próprio Sistema Sebrae.

Divulgação
O Sebrae promove, de 28 a 30 de novembro, na cidade de Areia, no Brejo Paraibano, a 14ª Ruraltur - Feira de Turismo Rural.

O evento, que traz como tema “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, tem como intuito promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, além de fomentar ações que despertem para o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.

Idealizada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur é hoje referência no próprio Sistema Sebrae. Já foi sediada nas cidades de Natal, Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE), além de diversos municípios da Paraíba

Com crescimento anual de aproximadamente 6%, o turismo rural é uma das tendências da economia nacional. O turista não quer mais ser apenas um expectador da viagem, mas também o protagonista, vivenciando a cultura e a experiência dos destinos visitados. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Turismo Rural (Idestur), é crescente tanto o número de turistas deste setor, quanto o de empreendimentos e produtos ofertados em todas as regiões brasileiras.

“A feira é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que contribui para a interiorização do Turismo, gera renda através da produção associada ao Turismo, além de divulgar as empresas e os roteiros turísticos de diversas localidades”, ressalta a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que cita uma das novidades desta edição: o Seminário de Turismo Rural do Brasil.

De acordo com a gestora, é cada vez mais comum a utilização do espaço rural para as experiências turísticas, atividades esportivas, implantação de hotéis-fazenda, restaurantes rurais, áreas de preservação ambiental e spas, dentre outras finalidades.

“O Brasil rural tende a ser um dos vetores do desenvolvimento endógeno, contribuindo para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, o aproveitamento da biodiversidade brasileira e a ampliação da competitividade sistêmica do País”, observa Regina Amorim.

Durante a Ruraltur estarão reunidos meios de hospedagens, agências de viagens, restaurantes, empresas dos trades turísticos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Sergipe, que divulgarão e comercializarão seus produtos e serviços.

A programação inclui apresentações culturais, visitas técnicas, palestras, exibição de destinos turísticos, rodadas de negócios, feira de artesanato e exposição de produtos agrícolas, entre outras atividades.


Tópicos relacionados