Antonio R. Rocha   |   19/11/2018 18:24

Turismo rural ganha força com feira do segmento na Paraíba

Idealizada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur é hoje referência no próprio Sistema Sebrae.

Divulgação
O Sebrae promove, de 28 a 30 de novembro, na cidade de Areia, no Brejo Paraibano, a 14ª Ruraltur - Feira de Turismo Rural.

O evento, que traz como tema “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, tem como intuito promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, além de fomentar ações que despertem para o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.

Idealizada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur é hoje referência no próprio Sistema Sebrae. Já foi sediada nas cidades de Natal, Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE), além de diversos municípios da Paraíba

Com crescimento anual de aproximadamente 6%, o turismo rural é uma das tendências da economia nacional. O turista não quer mais ser apenas um expectador da viagem, mas também o protagonista, vivenciando a cultura e a experiência dos destinos visitados. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Turismo Rural (Idestur), é crescente tanto o número de turistas deste setor, quanto o de empreendimentos e produtos ofertados em todas as regiões brasileiras.

“A feira é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que contribui para a interiorização do Turismo, gera renda através da produção associada ao Turismo, além de divulgar as empresas e os roteiros turísticos de diversas localidades”, ressalta a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que cita uma das novidades desta edição: o Seminário de Turismo Rural do Brasil.

De acordo com a gestora, é cada vez mais comum a utilização do espaço rural para as experiências turísticas, atividades esportivas, implantação de hotéis-fazenda, restaurantes rurais, áreas de preservação ambiental e spas, dentre outras finalidades.

“O Brasil rural tende a ser um dos vetores do desenvolvimento endógeno, contribuindo para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, o aproveitamento da biodiversidade brasileira e a ampliação da competitividade sistêmica do País”, observa Regina Amorim.

Durante a Ruraltur estarão reunidos meios de hospedagens, agências de viagens, restaurantes, empresas dos trades turísticos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Sergipe, que divulgarão e comercializarão seus produtos e serviços.

A programação inclui apresentações culturais, visitas técnicas, palestras, exibição de destinos turísticos, rodadas de negócios, feira de artesanato e exposição de produtos agrícolas, entre outras atividades.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS