Marcel Buono   |   20/03/2019 12:58

No Fórum, diretora da GTTP debate como atrair novos talentos

Palestra comandada por Claire Steiner abordou alguns novos desafios do mercado de trabalho atual

A programação do 17º Fórum PANROTAS contou com uma participação internacional ainda antes do horário de almoço, nesta quarta-feira (20): a diretora da Global Travel and Tourism Partnership (GTTP) no Reino Unido, Claire Steiner. Intitulada “Como posicionar sua empresa para atrair novos talentos”, sua palestra abordou alguns novos desafios do mercado de trabalho atual.

“Um grande diferencial entre uma boa empresa e uma excelente empresa é sua capacidade de encontrar, desenvolver e manter talentos. Se uma companhia tem como objetivo prosperar no mercado, e não apenas sobreviver, tem que garantir a qualidade da sua equipe, sabendo buscar as pessoas certas nos momentos mais propícios. Trabalhos que necessitam habilidades específicas e pessoas com as habilidades certas para determinados trabalhos precisam se encontrar”, disse Claire.

Marcelo Fonseca
Claire Steiner, diretora da GTTP no Reino Unido
Claire Steiner, diretora da GTTP no Reino Unido
De acordo com a diretora da GTTP, a sociedade atual mudou de tal maneira que não apenas as necessidades das empresas mudaram como também as dos funcionários. Hoje em dia, o mercado de trabalho está mais ocupado por jovens que, muitas vezes, pensam o mundo de maneira diferente em comparação com gerações passadas, nem sempre se submetendo a determinadas condições empregatícias.

“A tecnologia e a sociedade têm mudado as necessidades tanto das empresas como das pessoas. Novas profissões estão emergindo, enquanto outras estão afundando e deverão deixar de existir no futuro. Existe um grande risco de não ocuparmos cerca de 14 milhões das vagas que precisaremos na próxima década em todo o mundo, podendo causar um rombo de US$ 630 bilhões na economia global”, revelou.

Segundo a palestrante, o Turismo aparece como um dos setores que conta com o maior contingente de jovens, sendo um dos que possuem um grande potencial de atração, principalmente por envolver viagens. Porém, as pessoas não querem apenas vender viagens, por exemplo, mas poder usufruí-las também.

Marcelo Fonseca
17º Fórum PANROTAS é realizado na Fecomercio, em São Paulo
17º Fórum PANROTAS é realizado na Fecomercio, em São Paulo
“As pessoas querem conhecer coisas novas e serem reconhecidas pelos seus esforços e qualidades. Se você não trabalhar no desenvolvimento das pessoas, elas acabarão deixando você, com possibilidade de irem para um concorrente. É preciso pensar como você gostaria de ser tratado se estivesse na posição do seu funcionário”, falou Claire.

De acordo com a diretora da GTTP, problemas como falta de comunicação, ausência de desafios, cultura corporativa pobre, carga horária excessiva e escassez de atividades prazerosas, aparecem na lista de principais motivos para pessoas desistirem de seus empregos.

“A empresa tem que estar preocupada com o bem-estar dos seus funcionários. É preciso garantir que ele esteja equilibrado tanto na parte física como na mental e na financeira para desenvolver o melhor trabalho. Pessoas motivadas rendem muito mais. Por isso, ouça o que elas têm a dizer e as inclua, de fato, nos processos da empresa, pois elas são o principal ativo de uma organização”, recomendou.

Acompanhe o Fórum PANROTAS on-line pelo Facebook. Clique aqui e vá direto à transmissão.

O Fórum PANROTAS 2019 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Alitalia, Assist Card, AM Resorts, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Elo, Fecomercio São Paulo, Gol, Delta e Air France-KLM, GTA Assist, Iberia/British, Iberostar, Localiza Hertz, Omnibees, Pegasus, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando, Wex, Wyndham Hotels & Resorts e apoio da Aviva, Cep Transportes, CVC Brasil, Pegasus Transportation, Tour House e Vice Versa.

Tópicos relacionados