Antonio R. Rocha   |   07/06/2019 13:14   |   Atualizada em 07/06/2019 15:39

Operadores do Ceará visitam atrações turísticas em Cabo Verde

No roteiro há também visita a comunidades carentes à beira-mar. Uma delas, de forma incrível, se destaca por moradores que vivem da arte.

Um grupo de 12 operadores e agentes de viagens de Fortaleza participa de famtour no Arquipélago de Cabo Verde, próximo a Dakar, na África, e a cerca de quatro horas de voo da capital cearense. A viagem, iniciada na última quarta-feira (5), é uma iniciativa promocional da Cabo Verde Airlines (Ex-TACV), que em março foi privatizada e passou ao controle do grupo empresarial que detém a IcelandAir, da Islândia.


Antonio R. Rocha
O grupo do Ceará durante o famtour
O grupo do Ceará durante o famtour

O grupo está conhecendo duas das dez ilhas do arquipélago: Santiago, a mais populosa e onde ficam as duas principais cidades do país que conseguiu sua independência em 1975: Cidade da Praia (260 mil habitantes; Cabo Verde tem ao todo 560 mil) e Somada. Já a Ilha do Sal é essencialmente turística, com resorts, a maioria deles em sistema all inclusive de bandeiras internacionais como Meliá, Hilton e Riu, entre outros.

Em cerca de 200 quilômetros é possível cruzar toda a ilha de Santiago de carro. O ideal é ir pelo interior e voltar pelo litoral. As paisagens mudam completamente. Árida na ida, montanhosa na volta. No caminho, há mirantes e atrações como o Museu da Resistência, que abrigou presos políticos de Cabo Verde, Senegal e Guiné na era Salazar, quando esses três pequenos países pertenciam a Portugal.

No roteiro há também visita a comunidades carentes à beira-mar. Uma delas, de forma incrível, se destaca por moradores que vivem da arte. Uns pintam. Outros improvisam instrumentos musicais. O dia-a-dia, porém, é bastante precário.

Nesta sexta-feira o grupo visitará a parte antiga da Cidade da Praia, capital do Cabo Verde, e assistirá a um show folclórico à noite.

Integram o famtour, além de Josué Silva, executivo comercial da Cabo Verde no Brasil; Aurélio Aquino (Fábrica de Viagem), Rochele Nogueira (Jordantur), Verônica Patrício (Ceará Travel), Juliana Gomes (Esferatur), Lívia Semião (Casablanca Turismo), Paulo Cavalcante (Tour du Monde), Ednísio Antunes e Leda Pires (BRT), Lívio Menezes (Sakura), Daniele Cavalcante (CVC), Ricardo Mogentale (Confiança), Rafael Medeiros (RexturAdvance).

O Portal PANROTAS viaja a convite da Cabo Verde Airlines

Tópicos relacionados