Marcel Buono   |   14/08/2019 21:38   |   Atualizada em 15/08/2019 00:14

BID revela resultados em Barbados e Salta (Argentina)

Destinos estão entre os que receberam investimentos recententemente e já obtiveram resultados em relação ao Turismo e à sustentabilidade

O Banco Interamericano de Desenvolvimento destacou a ilha de Barbados, no Caribe, e a cidade de Salta, na Argentina, entre os destinos que receberam investimentos recentes e já obtiveram resultados em relação ao Turismo e à sustentabilidade. No caso do país caribenho, a prioridade foi garantir o crescimento econômico por meio de uma melhor gestão e conservação da área costeira.

Needpix
Rockley Beach, em Barbados, foi um dos locais escolhidos para os investimentos
Rockley Beach, em Barbados, foi um dos locais escolhidos para os investimentos
De acordo com o relatório divulgado pela instituição, o investimento na infraestrutura das praias resultou em um aumento da renda gerada a partir da atividade turística costeira, assim como no mercado imobiliário local. Outro impacto positivo foi visto na vida noturna existente na costa, que cresceu 22,1% ao longo dos três anos posteriores às novas instalações. O efeito da luminosidade ainda ajudou em um incremento de 11,7% no PIB nacional.

“Os resultados oferecem evidência sólida sobre a efetividade da estabilização das linhas costeiras em um esforço não apenas para reverter a erosão, mas também para promover o crescimento econômico sustentável. Os avanços tecnológicos que permitiram a mensuração remota da atividade de luz noturna não só ajudam a confirmar a efetividade da intervenção, mas também apoiam os esforços para melhorar continuamente o desenho de políticas baseadas em resultados”, concluiu o relatório do BID referente a Barbados.

CASO ARGENTINO
Já a Política de Desenvolvimento Turístico realizada em Salta, na Argentina, seguiu outras diretrizes, mas também obteve resultados considerados importantes. De 2003 a 2010, uma série de intervenções foram coordenadas no destino, com destaque para três pilares: modernização de infraestrutura turística e de transporte; créditos fiscais para a ampliação da capacidade hoteleira e demais estabelecimentos; e fortalecimento da governança do setor.

Wikicommons
Salta está localizada na região mais ao norte do território argentino
Salta está localizada na região mais ao norte do território argentino
De acordo com o BID, analisando o período entre 2003 e 2013, o número de empregos relacionados ao Turismo subiu 11% ao ano, acumulando 112% no recorte de tempo. O salário médio dos profissionais locais também aumentou, indicando melhora na qualidade dos empregos disponíveis.

“Os resultados trazem evidências importantes, sustentando que as intervenções que buscam reativar a economia local por meio de mudanças estruturais no setor turístico podem gerar efeitos positivos na criação de postos de trabalho de maior qualidade”, concluiu o relatório sobre Salta.

A PANROTAS é media partner da Jornada BID para o Turismo.

Tópicos relacionados