Isabella Tagliapietra   |   06/11/2019 09:50

Os 30 anos do Festival de Turismo de Gramado

O Festuris Gramado começou em 1989 e este ano vai para a 31 edição este ano. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 10 de outubro, no Serra Park, em Gramado.

Considerada uma das maiores e mais tradicionais feiras de negócios para o trade turístico, o Festuris Gramado chega a 31° edição este ano. A feira começou em 1989, com 1,2 mil metros quadrados de área construída, quatro destinos internacionais e 160 marcas expostas.

Em 2008, completando duas décadas, o Festival de Turismo já estava definitivamente inserido no circuito dos grandes eventos latino americanos de negócios turísticos, fato comprovado pela presença das maiores operadoras nacionais e internacionais. As marcas expostas chegaram a 1,9 mil e o público visitante ultrapassou os 11 mil.

Divulgação
Cinco anos depois, em 2015, o evento já reunia mais de 2,5 mil marcas, expostas em 400 estandes e trazia, pela primeira vez, o Salão de Sustentabilidade e Turismo Verde.

A edição de 2018 mostrou o avanço que todos esses 30 anos trouxeram. No ano passado, o Espaço Luxury foi ampliado e surgiram áreas de conteúdo no Espaço LGBT e no Espaço Tech & Corporativo. Criou-se os Espaços Boutique e Viagem pela Cultura e Costumes. Os números: a feira ocupou uma área de 24 mil metros quadrados, expôs 2,5 mil marcas, recebeu 15 mil participantes e repetiu a marca de 65 destinos internacionais.

Para este ano as novidades também são muitas. O Espaço Termalismo e Bem-estar é um exemplo. Ele foi lançado com o objetivo de promover a preocupação com a saúde e os benefícios das águas termais. Outro lançamento será o novo aplicativo Festuris, que servirá como uma ferramenta de otimização do tempo e facilitação de negócios. E, atendendo a pedidos de profissionais que participaram da última edição, a feira abrirá uma hora mais cedo, a partir das 13h.

Veja a linha do tempo do Festival de Turismo de Gramado na edição 1.397 da Revista PANROTAS:




Tópicos relacionados