Victor Fernandes   |   23/04/2020 17:20   |   Atualizada em 24/04/2020 15:23

Gustavo Cerbasi sugere associativismo e parcerias para superar crise

O especialista focou muito na coordenação de forças entre empresas durante live do projeto Check In.

Divulgação
Gustavo Cerbasi, quarto convidado do projeto Check Point
Gustavo Cerbasi, quarto convidado do projeto Check Point
Na quarta edição do Check Point realizada hoje (23), Gustavo Cerbasi, referência em educação financeira no Brasil, sugeriu a parceria entre empresas e o associativismo para superar a crise financeiramente. Entre as estratégias para as empresas equilibrar as finanças em meio à crise atual, o especialista focou muito na coordenação de forças entre empresas, priorizando os produtos em que são especialistas e possuem maior margem de lucro.

"Ao cortar custos de ativos parados e priorizar por um serviço eficiente e prático, será preciso vender menos. Independentemente da estrutura, a criatividade tem que ser trabalhada para melhorar o aproveitamento e é preciso coordenar parcerias. Ações coordenadas evitarão uma possível quebra", afirmou Cerbasi. Em sua visão, as empresas, incluindo agências, devem priorizas serviços e produtos em que são especialistas e direcionar clientes de outros para empresas parceiras, criando uma cadeia de empresas que fornecem o melhor de seus serviços, concentrando esforços e agradando os consumidores.

Não é oportunidade, estamos necessitando a fusão de agências a partir da complementação de pontos fortes entre as empresas. O momento é de união de forças, de reduzir o custo da concorrência", explicou. Além da parceira entre empresas, o especialista recomenda usar o associativismo como uma forma de fazer networking, obter ajuda e até alívios nos impostos. "A união de vários interesses é importante para brigar por aquilo que é essencial", concluiu.

Confira a live completa abaixo.



Esta live faz parte do projeto Check Point – Soluções e caminhos para o Turismo, uma parceria da PANROTAS, Imaginadora e R1. O encontro virtual foi mediado por José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e Ana Donato, da Imaginadora; com participações de Flavia Buiati, vice-presidente jurídica e financeira da Atlantica Hotels, e José Antônio Coimbra, country manager da British Airways/Iberia.

Tópicos relacionados