Artur Luiz Andrade   |   08/03/2022 13:14
Atualizada em 08/03/2022 13:25

Em guerra, Rússia é desfalque na WTM Latin America 2022

País foi destaque na última edição presencial


PANROTAS / Emerson Souza
Em guerra contra a Ucrânia, um dos destaques da última WTM Latin America presencial, a Rússia não virá para a edição este ano, que ocorre de 5 a 7 de abril, em São Paulo. Os organizadores da feira confirmaram que, por motivos óbvios, a Rússia não participará do evento.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já está impactando o Turismo em todo o mundo, especialmente pressionando a inflação e o preço do combustível, além de afetar destinos importantes na Europa, que eram preferidos dos turistas russos e ainda os países vizinhos, que têm sido evitados pelos viajantes.

Entre alguns dos expositores internacionais já confirmados para a WTM Latin America deste ano estão a Autoridade Turística do Egito, Costa Rica Tourist Board, Disney Destinations, Estados Unidos, Maldivas, Ministério do Turismo do Uruguai, Pró-Colombia, Promperú, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), Turismo de Portugal, Visit Orlando; AM Resorts, Accor, Best Western, Hilton Worldwide, Meliá International Hotel, Palladium Hotel Group, Wyndham Hotels & Resorts, Avis Budget Group, Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise Line e Discover Cruises. A WTM Latin America é conhecida por ter um grande número de expositores internacionais.

Sob a temática “A Magia Está de Volta”, esta edição segue com o propósito de conectar a América Latina ao mundo e o mundo à América Latina. “Como sempre, traremos expositores do mundo inteiro e não estamos medindo esforços para oferecer um conteúdo que circulará pelos nossos três pilares principais, que são Tecnologia, Diversidade & Inclusão, e Turismo Responsável. Entramos no último mês de preparo de um evento que é muito rico e tem muito a oferecer para todos que o integram”, diz o diretor do evento, Simon Mayle, complementando que “a gente sabe que a pandemia não acabou e que há inúmeros outros desafios no mundo -- social, política, ambiental e economicamente falando. E tudo isso precisa ser considerado quando reunimos players de uma cadeia tão importante quanto o turismo, que movimenta outros mais de 50 setores econômicos.”

BRASIL É FOCO
O mercado brasileiro segue estratégico para destinos internacionais que já confirmaram presença na WTM Latin America 2022.
Entre eles está a Colômbia, com seus inúmeros atrativos. “O Brasil continua sendo um dos mercados mais importantes para o nosso turismo e, justamente por isso, é muito importante estarmos preparados para a retomada do pavilhão da WTM Latin America. Vamos reunir líderes e empresários que, juntos, vão falar sobre as inúmeras oportunidades que nosso destino oferece ao mundo inteiro e aos brasileiros”, afirma Nicolás Casasfranco, Diretor da Procolombia Brasil.

É do turista brasileiro, também, que se originam os visitantes considerados muito estratégicos para o Chile, país que detém a marca do deserto mais árido do mundo e de inúmeros contrastes, com várias opções turísticas que estão posicionando o destino como um dos preferidos pelos brasileiros. “O Brasil é um dos nossos principais emissores, com gasto médio individual diário de US$ 95,30 (em 2019, último ano antes da pandemia), o segundo maior mercado emissor, atrás apenas do mercado chinês. Nossa expectativa este ano é receber 164 mil brasileiros”, diz Andrea Wolleter, diretora do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur). A executiva complementa que “dada a importância do mercado brasileiro para o Chile, a WTM Latin America é um evento muito relevante para o nosso país e nossa participação será muito estratégica, capaz de apresentar nossas atrações e novidades”, conclui.

Para além da região sul-americana, a América do Norte também vê o turista brasileiro por sua importância estratégica. “O Brasil sempre foi e continua sendo um dos principais mercados internacionais para o SeaWorld Parks & Entertainment. Mesmo durante o período das restrições de viagens e fronteiras americanas fechadas, nós mantivemos a nossa presença e o relacionamento próximo com o trade brasileiro. Agora, estamos ansiosos para participar da WTM Latin America, que reúne os grandes players do nosso mercado. A edição deste ano será ainda mais especial, pois poderemos reencontrar presencialmente os nossos principais parceiros, os agentes de viagens, e apresentar as nossas mais novas atrações dos parques: a Ice Breaker no SeaWorld Orlando e a Iron Gwazi no Busch Gardens Tampa”, conta Leonardo Fortes, gerente de Marketing e Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment no Brasil.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para a WTM Latin America, de 5 a 7 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
LINK PARA AGENTES DE VIAGENS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.