WTM Latin America 2025: o que deu certo e o que deu errado?
Nesta edição, a feira cresceu 8% no número de visitantes, recebendo quase 30 mil pessoas em três dias

A WTM Latin America 2025, considerada uma das maiores feiras de Turismo da América Latina, aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição, a feira cresceu 8% no número de visitantes, recebendo quase 30 mil pessoas em três dias. Além disso, foram 837 marcas expositoras, um aumento de 5% em relação à edição anterior, o que também reflete no espaço, que ficou 10% maior na comparação com 2024.
Mas o que deu certo e o que deu errado nesta edição da WTM-LA 2025? Confira!
O que deu certo?
- Qualidade dos expositores: não podemos deixar de elogiar a qualidade dos expositores (das marcas presentes) nos três dias de feira. O Brasil todo estava reunido no Expo Center Norte (e boa parte do mundo!). O agente de viagens que foi para fazer negócios, com toda a certeza conseguiu. A feira é considerada a mais internacional entre as grandes do País.
- Quantidade de participantes: muitos dizem por aí que o segundo dia de uma feira já não é lá essas coisas. E a gente aqui tem que concordar. Em muitas feiras, no segundo dia, já não tem mais ninguém! No caso desta WTM-LA, muito pelo contrário. O primeiro e segundo dias estavam totalmente lotados! Até o terceiro dia, em que o movimento é automaticamente mais fraco, a equipe toda de grandes empresas permanecia nos estandes.
- Sem discursos vazios de autoridades: a WTM-LA encontrou uma fórmula de sucesso desde a edição passada. Não há mais as dezenas de discursos vazios e promessas das mais variadas autoridades do setor. Quanto mais gente é chamada para subir ao palco, maior é o desespero de quem fica para assistir.
- Estandes maiores, mais bonitos e mais tecnológicos: os montadores dos estandes capricharam nesta edição. Se já não bastasse o tamanho dos espaços, destaque para a decoração toda caprichada, grandes painéis de LED, alguns até desenhados... Tudo foi realmente bem escolhido.
- Variedade de temas das palestras: embora não tenhamos a capacidade para acompanhar tudo que se passa na feira, aqui vai um elogio para a variedade de palestras que foram realizadas, dos mais variados temas, como Turismo LGBTQIAP+, Turismo de Luxo, novas tendências, comunicação, entre tantas outras
- Distribuição de praticamente de todos os prêmios Melhores do Turismo PANROTAS AMADEUS 2025: isso mostra, uma vez mais, que o Brasil inteiro estava presente na feira, desde o CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, até o agente de viagens do interior do País, que vieram prestigiar o maior evento de Turismo de São Paulo.
O que deu errado?
- Queda do sistema: a WTM-LA sofreu com a queda de sistema logo no primeiro dia. Muitos profissionais entraram sem serem contabilizados por aqueles "bips" de crachás (muitos entraram sem crachá e tiveram de imprimi-lo no segundo dia), enquanto outros tiveram suas credenciais descaracterizadas. Da nossa equipe, por exemplo, três profissionais entraram como agente de viagens do buyers club, mesmo tendo se cadastrado como jornalistas e expositores. Isso interfere, obviamente, os números finais divulgados.
- Fila enorme no credenciamento: a gente sabe que em toda a feira é assim, mas se toda feira é assim, por que este ponto não é ajustado? Muitos que já tinham se credenciado ainda tiveram que entrar numa fila apenas para pegar um porta-credencial para entrar na feira, sem saberem que tinha um monte deles espalhados pelo hall do Expo Center Norte.
Segurança: "tomem conta das suas coisas". Escutamos essa frase durante os três dias de feira de quem passava pelos corredores da feira. Muitos diziam que até existe uma quadrilha pronta para roubar aparelhos eletrônicos que estão dando bobeira nas feiras que acontecem no Expo Center Norte. Embora ninguém da nossa equipe tenha sido furtado/roubado, ouvimos relatos de diversas pessoas que passaram por essa chata situação, inclusive dentro do estande do Visit Orlando, o que cria uma situação quase que insustentável para quem se arruma para ir a uma feira fazer negócios. Tanto é que a própria segurança estava distribuindo panfletos para que as pessoas tomassem cuidado! Por seguranças dentro da feira pode ser uma solução.
Corredores estreitos demais: a gente sabe que quanto mais área de exposição, mais marcas, mais dinheiro, mais visitantes, mais tudo... Mas os corredores da WTM-LA deste ano ficaram estreitos demais! Qualquer ação em algum estande próximo, causava engarrafamento nos arredores.
Painel de abertura focou mais nos bastidores do Carnaval do que no Turismo: Após a abertura oficial, ainda aconteceu um talk show com o carnavalesco Milton Cunha; a professora e pesquisadora Claudia Alexandre; Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre; e Angelina Basílio, presidente da Rosas de Ouro. O grupo participou de um bate-papo sobre tecnologia, inovação e cultura. Até o papel das escolas de samba como centros de conhecimento e transformação foi citado numa abertura de feira de Turismo. Neste caso, faltou escolher um tema mais pertinente, ainda mais em meio a tantos desafios do setor, como a crise nas operadoras, o aumento das passagens aéreas, o Turismo global com a volta de Donald Trump, entre outros.
Concorda? Discorda? Para você quais foram os pontos altos e baixos da WTM Latin America 2025?