Embratur está de volta à ITB China após seis anos em busca de acordos
Embratur prepara uma programação especial em seu estande, com previsão de assinaturas de memorandos

O Brasil retorna à ITB China, a principal feira de Turismo B2B voltada para o mercado chinês, após seis anos de ausência. O evento começa nesta terça-feira (27) e segue até o dia 29 de maio, em Xangai.
Para marcar esse retorno estratégico, a Embratur prepara uma programação especial em seu estande, com previsão de assinaturas de memorandos de entendimento com empresas chinesas e, também, o lançamento da ferramenta de treinamentos sobre produtos e destinos brasileiros Brasil Travel Specialist em mandarim.
“O nosso retorno à China acontece após um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes: turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares com o que podemos oferecê-los como alternativa, mas sempre experiências que só se pode viver no Brasil”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Em 2024, cerca de 162 milhões de turistas chineses viajaram internacionalmente, segundo a GlobalData, com projeção de crescimento para 310 milhões até 2040, de acordo com estudo da Google e Deloitte. No entanto, o Brasil ainda ocupa uma posição discreta no ranking de preferências, ficando na 49ª posição entre os destinos mais visitados por chineses, com apenas 76 mil visitantes em 2024, conforme dados da Embratur.
Acordos por mais Brasil na China
Um dos principais destaques da participação brasileira será o lançamento da plataforma "Brasil Travel Specialist" em mandarim, no dia 27 de maio. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, a ferramenta oferecerá treinamentos com ênfase em segmentos como natureza, cultura e gastronomia. A iniciativa visa qualificar os profissionais locais para vender o Brasil para ampliação de vendas e geração de negócios.
Durante a feira, ainda serão firmadas parcerias com a CTRIP e a Tongcheng-Elong Holdings, duas das maiores plataformas de viagens do país asiático, para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros, além de outras alianças relevantes com o objetivo de desenvolver campanhas promocionais e estratégias de marketing para os chineses.
Estande do Brasil
No estande brasileiro na ITB China, os Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso, assim como as cidades de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Bonito (MS), serão apresentados como coexpositores, reforçando a diversidade de experiências que o país pode oferecer. Os destinos foram selecionados por meio de edital de seleção para as feiras.