Sebrae e Embratur apresentam plano de marketing para atrair estrangeiros ao Rio
Objetivo é que o destino esteja cada vez mais preparado para receber visitantes

Para definir diretrizes, promover engajamento local e fomentar a articulação de ações integradas com os principais atores da cadeia produtiva do Turismo no Rio de Janeiro, foi realizado o Encontro da Devolutiva do Plano Brasis, na sede do Sebrae Rio.
Na ocasião foi apresentada a Estratégia Nacional de Marketing Turístico Internacional do Brasil 2025-2027 e o Plano de Promoção Turística Internacional do Rio de Janeiro, criado pela Embratur em parceria com o Sebrae Rio e a Setur RJ.
“A parceria com o Sebrae foi decisiva para que a gente conseguisse ter uma política pública funcionando no Brasil e construir uma Embratur competitiva para acessar mercados com projetos e perspectivas e desenvolver o plano de marketing”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antônio Alvarenga reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do Turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos. “O Sebrae Rio tem atuado com ações integradas de capacitação, inovação e acesso a mercados para os pequenos negócios do setor. trabalhamos em parceria com o poder público, com entidades do Turismo e com a iniciativa privada para garantir que o Rio de Janeiro esteja preparado para receber cada vez mais visitantes — e, mais do que isso, para encantá-los”.
Segundo dados oficiais, o Turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no País.
“Mais de 97% dos negócios que tem um CNPJ, que estão registrados nas CNAES do Turismo, são pequenos negócios. Então isso tem muito a ver com o sistema Sebrae e a Embratur no seu papel de posicionar o Brasil no mercado internacional”, explica a coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia.
Estiveram presentes também o subsecretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix; o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Freitas e o diretor de Desenvolvimento, Sergio Malta; o presidente da Associação Brasileira Internacional de Turismo Receptivo Internacional (BITO), Salvador Saladino, Nilo Sérgio; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis e representando o secretário do Turismo, Gustavo Tutuca.