Ubrafe anuncia crescimento de 426% em número de associados
Levantamento da entidade registrou impacto de R$ 12 Bilhões na economia, apenas na cidade de São Paulo

A Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) está celebrando um crescimento expressivo em seu quadro de associados, passando de 19 empresas, em 2019 (pré-pandemia), para 100 empresas e duas pessoas físicas atualmente.
Com apenas sete venues/recintos associados na cidade de São Paulo, a Ubrafe conseguiu mensurar um impacto econômico de R$ 12 bilhões na cadeia de hospitalidade local, considerando hotéis, bares, restaurantes, transporte e demais serviços indiretamente ligados aos eventos de negócios.
As próximas cidades que contarão com estudos detalhados para medir o volume e o impacto dos eventos focados em geração de negócios serão Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, ampliando ainda mais a compreensão da relevância econômica do setor no cenário nacional.
“Quando tivermos o Barômetro de Eventos B2B Nacional da Ubrafe consolidado em todo o País, teremos uma visão ainda mais precisa da potência econômica desse setor, cuja geração de riqueza estimamos alcançar dezenas de bilhões de reais. Por isso, estamos concentrando os nossos esforços na ampliação de novos associados em outros estados, além de São Paulo, e também em outros setores, a exemplo do agronegócio”
Presidente do Conselho de Administração da Ubrafe, Paulo Ventura
Crescimento em número de associados
Segundo a Ubrafe, a expansão foi impulsionada por mudanças estratégicas no estatuto da entidade, pela adoção de um modelo de contribuição mais acessível e pela inclusão de venues/recintos e fornecedores na base associativa. Para a entidade, o crescimento de 426% reflete não apenas a força do setor, mas também a transformação da Ubrafe, que hoje representa toda a cadeia de valor das feiras e eventos de negócios no Brasil.
“A mudança no estatuto da Ubrafe, que passou a permitir a entrada formal de venues/recintos e fornecedores especializados, além dos promotores, não apenas rompeu antigos paradigmas, que viam interesses supostamente divergentes entre esses players, como fortaleceu o setor, resultando também na articulação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)”, relembra o diretor Executivo da Ubrafe, Paulo Octávio Pereira.
Outro fator determinante para o avanço foi a modernização do modelo de contribuição dos associados. Antes, havia uma única mensalidade, independentemente do porte da empresa. Com a reformulação, a cobrança passou a ser proporcional ao tamanho do associado, seja pelo metro quadrado das venues/recintos, seja pelo porte dos promotores e fornecedores, permitindo que negócios de diferentes perfis e tamanhos pudessem participar ativamente da entidade.
Outro fator relevante que reforça essa expansão é a presença de associações setoriais como sócias da Ubrafe. Entidades como ABCasa, ABRALIMP e APAS, que organizam eventos para seus respectivos mercados, hoje fazem parte da Ubrafe.
O crescimento ganhou força logo em 2020, quando 17 recintos aderiram à Ubrafe. Em 2022, a associação consolidou a separação pelas categorias de promotores, fornecedores e venues/recintos, formalizando a nova configuração.
“O objetivo da Ubrafe agora é o de representar 90% do mercado de feiras e eventos de negócios no Brasil. Seguimos empenhados em ampliar nossa representatividade, especialmente atraindo recintos de cidades estratégicas, promotores de outros estados e setores como o agronegócio”
Presidente do Conselho de Administração da Ubrafe, Paulo Ventura