Especial para o Portal PANROTAS Carla Lencastre   |   07/10/2025 13:46
Atualizada em 07/10/2025 13:49

ILTM North America 2025 inicia com mais de 500 consultores de luxo nas Bahamas; fotos

Feira de turismo vai até 9 de outubro e tem início com conferência da Proud Experiences

Carla Lencastre
Simon Mayle, da ILTM North America 2025
Simon Mayle, da ILTM North America 2025

NASSAU - Juntas pela primeira vez, as feiras International Luxury Travel Market North America (ILTM NA) e Proud Experiences deram a largada nessa segunda-feira (6) para uma semana de networking e reuniões de negócios. Em sua 13ª edição, a ILTM NA acontece no complexo de entretenimento e hotelaria Baha Mar pelo terceiro ano consecutivo.

Ao longo de quatro dias, cerca de 525 consultores de viagens voltados para clientes de alto poder aquisitivo de Canadá, Estados Unidos e México; 525 fornecedores de todo o mundo e 30 jornalistas especializados terão a oportunidade de conhecer ou de propor novos roteiros e experiências, além de fortalecer conexões.

O fundo de tela da vida real que se desenrola no centro de convenções é o mar cristalino da Cable Beach, em Nassau, capital das Bahamas.

Proud Experiences abre a ILTM NA 2025 com fórum sobre Turismo LGBTQIA+

A integração da ILTM North America com a Proud Experiences, ambas do portfólio da RX Travel, surgiu a partir da crescente sobreposição entre os mercados de viagens de luxo e LGBTQIA+. Muitos consultores já participavam das duas feiras. Simon Mayle, diretor dos dois eventos, explicou que o objetivo é unir forças para ampliar o engajamento e o diálogo, e conectar pessoas que compartilham os mesmos valores de diversidade e inclusão.

Lançada em 2018 em Londres, e, depois, realizada em Nova York e Los Angeles, a ProudExperiences é um fórum para promover negócios, debates e ações conjuntas de profissionais de viagens e lifestyle comprometidos em acolher e valorizar a comunidade LGBTQIA+. Principal evento global dedicado ao turismo LGBTQIA+, a Proud Experiences marcou a abertura da ILTM North America com a nova Proud Experiences Gathering.

Carla Lencastre
Simon Mayle, da ILTM North America 2025, dá as boas-vindas aos convidados
Simon Mayle, da ILTM North America 2025, dá as boas-vindas aos convidados

A conferência inaugural explorou questões críticas do Turismo LGBTQIA+ e apresentou conversas inspiradoras, algumas poderosas, de especialistas sobre tendências de viagens e estratégias de marketing, trazendo insights de boas práticas do Turismo de luxo para fortalecer a inclusão e celebrar a diversidade. Foi uma tarde de muito aprendizado.

No centro de convenções do Baha Mar, a Proud Experiences Gathering começou com as boas-vindas de Simon Mayle, diretor das ILTMs North America e Latin America, e da Proud.

Em seguida, Kimberly Wetty, travel advisor especializada em “luxury travel transformation”, e Haisley Smith, vice-presidente de Luxury, Land & Cruise do Internova Travel Group, um dos patrocinadores da Proud junto com Belmond e St. Moritz, se reuniram para discutir o papel dos consultores de viagem no apoio a clientes LGBTQIA+.

Kimberly foi especialmente relevante ao relatar suas experiências pessoais e de como elas transformaram seu trabalho de travel advisor depois que uma de suas duas crianças se identificou como pessoa não binária, e deu dicas preciosas.

“Atualmente, cerca de 2% da população global se identificam como não binária. Quando estiver planejando uma viagem multigeracional, é fundamental perguntar sobre questões de gênero ao cliente. E ter consciência que nem todos os destinos são friendly. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo dual. Mas a realidade é que somos todos humanos. Se eu pudesse dar apenas um conselho, seria ‘encoraje as pessoas com as quais você trabalha a se educarem porque educação é essencial’. A nova geração é fluida"

Kimberly Wetty, travel advisor especializada em “luxury travel transformation”

Kimberly também não se furtou a um exemplo de sugestão prática: “se seu cliente vai fazer a primeira viagem multigeracional com uma pessoa da família que fez transição de gênero, estimule a contração de um fotógrafo. Quem faz a transição, e isso aprendi na minha casa, não gosta de ver suas fotos quando criança porque não se identifica com a pessoa retratada. A viagem é uma oportunidade de criar memórias e eternizá-las”.

Na sessão seguinte, Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America, conversou com Peter Frank sobre a evolução da abordagem da Marriott em relação à inclusão LGBTQIA+ tanto da perspectiva dos hóspedes quanto dos colaboradores.

Carla Lencastre
Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America, conversou com Peter Frank sobre a evolução da abordagem da Marriott em relação à inclusão LGBTQIA+
Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America, conversou com Peter Frank sobre a evolução da abordagem da Marriott em relação à inclusão LGBTQIA+

“Saímos da Rússia, porque não era mais seguro. Foi de partir o coração, mas era a coisa certa a fazer. Políticos vão e vem, a Marriott International continua. A comunidade LGBTQIA+ é um grande mercado, e a geração Z é cada vez mais transparente sobre os hábitos de viagem. Queremos ser um porto seguro para os hóspedes e para nossos colaboradores”

Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America

Em seguida, foi a vez de Ed Salvato, consultor e host da conferência de abertura, compartilhar dados sobre o potencial de negócios no turismo LGBTQIA+, e reforçar o que havia sido dito antes: a mudança de geração tem um impacto significativo no setor de viagens e turismo.

Como é hora de agir, a Proud Experiences Gathering terminou com Salvato e Jim McPartlin, também especialista em hospitalidade, juntos em uma masterclass sobre conceitos fundamentais do Turismo LGBTQIA+ e estratégias para desenvolver o segmento.

Após o fórum de abertura, o networking continuou do lado de fora do centro de convenções, onde foi realizado o coquetel de boas-vindas da ILTM North America em uma tenda climatizada e decorada em cor-de-rosa, inspirada pelos flamingos locais.

Veja o álbum de fotos abaixo:


A PANROTAS é media partner da ILTM. Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e do Ministério do Turismo das Bahamas com seguro GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Carla Lencastre

Carla Lencastre tem 9 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS