ILTM North America 2025 inicia com mais de 500 consultores de luxo nas Bahamas; fotos
Feira de turismo vai até 9 de outubro e tem início com conferência da Proud Experiences

NASSAU - Juntas pela primeira vez, as feiras International Luxury Travel Market North America (ILTM NA) e Proud Experiences deram a largada nessa segunda-feira (6) para uma semana de networking e reuniões de negócios. Em sua 13ª edição, a ILTM NA acontece no complexo de entretenimento e hotelaria Baha Mar pelo terceiro ano consecutivo.
Ao longo de quatro dias, cerca de 525 consultores de viagens voltados para clientes de alto poder aquisitivo de Canadá, Estados Unidos e México; 525 fornecedores de todo o mundo e 30 jornalistas especializados terão a oportunidade de conhecer ou de propor novos roteiros e experiências, além de fortalecer conexões.
O fundo de tela da vida real que se desenrola no centro de convenções é o mar cristalino da Cable Beach, em Nassau, capital das Bahamas.
Proud Experiences abre a ILTM NA 2025 com fórum sobre Turismo LGBTQIA+
A integração da ILTM North America com a Proud Experiences, ambas do portfólio da RX Travel, surgiu a partir da crescente sobreposição entre os mercados de viagens de luxo e LGBTQIA+. Muitos consultores já participavam das duas feiras. Simon Mayle, diretor dos dois eventos, explicou que o objetivo é unir forças para ampliar o engajamento e o diálogo, e conectar pessoas que compartilham os mesmos valores de diversidade e inclusão.
Lançada em 2018 em Londres, e, depois, realizada em Nova York e Los Angeles, a ProudExperiences é um fórum para promover negócios, debates e ações conjuntas de profissionais de viagens e lifestyle comprometidos em acolher e valorizar a comunidade LGBTQIA+. Principal evento global dedicado ao turismo LGBTQIA+, a Proud Experiences marcou a abertura da ILTM North America com a nova Proud Experiences Gathering.

A conferência inaugural explorou questões críticas do Turismo LGBTQIA+ e apresentou conversas inspiradoras, algumas poderosas, de especialistas sobre tendências de viagens e estratégias de marketing, trazendo insights de boas práticas do Turismo de luxo para fortalecer a inclusão e celebrar a diversidade. Foi uma tarde de muito aprendizado.
No centro de convenções do Baha Mar, a Proud Experiences Gathering começou com as boas-vindas de Simon Mayle, diretor das ILTMs North America e Latin America, e da Proud.
Em seguida, Kimberly Wetty, travel advisor especializada em “luxury travel transformation”, e Haisley Smith, vice-presidente de Luxury, Land & Cruise do Internova Travel Group, um dos patrocinadores da Proud junto com Belmond e St. Moritz, se reuniram para discutir o papel dos consultores de viagem no apoio a clientes LGBTQIA+.
Kimberly foi especialmente relevante ao relatar suas experiências pessoais e de como elas transformaram seu trabalho de travel advisor depois que uma de suas duas crianças se identificou como pessoa não binária, e deu dicas preciosas.
“Atualmente, cerca de 2% da população global se identificam como não binária. Quando estiver planejando uma viagem multigeracional, é fundamental perguntar sobre questões de gênero ao cliente. E ter consciência que nem todos os destinos são friendly. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo dual. Mas a realidade é que somos todos humanos. Se eu pudesse dar apenas um conselho, seria ‘encoraje as pessoas com as quais você trabalha a se educarem porque educação é essencial’. A nova geração é fluida"
Kimberly Wetty, travel advisor especializada em “luxury travel transformation”
Kimberly também não se furtou a um exemplo de sugestão prática: “se seu cliente vai fazer a primeira viagem multigeracional com uma pessoa da família que fez transição de gênero, estimule a contração de um fotógrafo. Quem faz a transição, e isso aprendi na minha casa, não gosta de ver suas fotos quando criança porque não se identifica com a pessoa retratada. A viagem é uma oportunidade de criar memórias e eternizá-las”.
Na sessão seguinte, Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America, conversou com Peter Frank sobre a evolução da abordagem da Marriott em relação à inclusão LGBTQIA+ tanto da perspectiva dos hóspedes quanto dos colaboradores.

“Saímos da Rússia, porque não era mais seguro. Foi de partir o coração, mas era a coisa certa a fazer. Políticos vão e vem, a Marriott International continua. A comunidade LGBTQIA+ é um grande mercado, e a geração Z é cada vez mais transparente sobre os hábitos de viagem. Queremos ser um porto seguro para os hóspedes e para nossos colaboradores”
Brian King, presidente da Marriott International Caribbean & Latin America
Em seguida, foi a vez de Ed Salvato, consultor e host da conferência de abertura, compartilhar dados sobre o potencial de negócios no turismo LGBTQIA+, e reforçar o que havia sido dito antes: a mudança de geração tem um impacto significativo no setor de viagens e turismo.
Como é hora de agir, a Proud Experiences Gathering terminou com Salvato e Jim McPartlin, também especialista em hospitalidade, juntos em uma masterclass sobre conceitos fundamentais do Turismo LGBTQIA+ e estratégias para desenvolver o segmento.
Após o fórum de abertura, o networking continuou do lado de fora do centro de convenções, onde foi realizado o coquetel de boas-vindas da ILTM North America em uma tenda climatizada e decorada em cor-de-rosa, inspirada pelos flamingos locais.
Veja o álbum de fotos abaixo:
A PANROTAS é media partner da ILTM. Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e do Ministério do Turismo das Bahamas com seguro GTA.