Marca Amazônia é apresentada globalmente na WTM Londres
Marca integra estados da região Norte para reposicionar o bioma como destino internacional único

O Brasil apresentou, nesta quarta-feira (5), durante a World Travel Market (WTM) em Londres, a Marca Amazônia. O lançamento para o mercado global acontece no estande brasileiro na feira, consolidando o esforço dos sete estados da Região Norte para promover o bioma de forma integrada e sustentável.
Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a marca foi lançada nacionalmente em outubro, durante a Abav Expo no Rio de Janeiro. Agora, na WTM, o foco é apresentar esse novo produto ao mundo.
O objetivo é ir além do Turismo convencional, dando protagonismo e valorizando os saberes de indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. Com o slogan “Você muda. A Amazônia muda você”, a iniciativa convida os viajantes a viverem experiências de profunda conexão, aprendizado e propósito na floresta.
Durante o lançamento da marca na WTM, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o fortalecimento da Amazônia como produto turístico.
“A Amazônia é uma das nossas maiores riquezas. Temos que cuidar desse nosso patrimônio. Assim, para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o Turismo é a solução. O Turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o Turismo de base comunitária, a economia verde”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Freixo também ressaltou a importância estratégica da região, que sediará a COP30 em Belém (PA). “Essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia”, completou.
Ativação Feel Brasil
O estande brasileiro também contou com a apresentação de duas experiências do portfólio Feel Brasil, iniciativa da Embratur voltada à promoção de vivências autênticas e sustentáveis no País. Foram destacadas a Rota do Combú, na Amazônia, e a Cozinha Pantaneira, conduzida pelo chef Paulo Machado, que levou à feira os sabores e histórias do bioma. Em parceria com a Tap Air Portugal, foram sorteadas passagens aéreas para os destinos de Belém e Pantanal.