Turismo linguístico ganhará protagonismo na Fitur Madri 2026; veja datas
Objetivo é reforçar a importância da língua como elemento central na experiência turística

O Fitur Lingua, seção dedicada ao Turismo linguístico na Feira Internacional de Turismo, realizará sua 6ª edição durante a feira, de 21 a 26 de janeiro, no Ifema Madrid.
Em colaboração com a Federação Espanhola de Associações de Escolas de Espanhol para Estrangeiros, o encontro visa reforçar a importância da língua como elemento central da experiência turística e como vetor de geração de valor cultural, educacional e econômico nos destinos.
Sob o tema “A língua como efeito multiplicador do Turismo”, o Fitur Lingua vai analisar o impacto do idioma em diferentes áreas da indústria turística. A sessão acontece em 22 de janeiro, no Pavilhão 10, reunindo representantes institucionais, especialistas internacionais e profissionais de ensino de idiomas em uma programação de palestras, debates e apresentações temáticas.
Prévia da programação do Fitur Lingua
A sexta edição será organizada em quatro eixos temáticos que abordarão aspectos essenciais para o fortalecimento e avanço do Turismo linguístico sob uma ótica estratégica.
O primeiro bloco analisará o perfil do novo turista de idiomas e as motivações que orientam sua escolha de destinos para aprendizagem linguística. Em seguida, serão apresentadas novas experiências educacionais e turísticas que elevam a qualidade dos destinos, com iniciativas que combinam língua, cultura e território.
O terceiro eixo destacará projetos educacionais e iniciativas de colaboração internacional como pilares fundamentais para o efeito multiplicador do Turismo, evidenciando redes e programas que promovem o aprendizado de idiomas como ferramenta de intercâmbio e mobilidade. O dia se encerra com uma mesa-redonda sobre oportunidades, desafios estratégicos do setor e o papel das cidades na projeção do turismo linguístico.
Entre as sessões, o Fitur Lingua também promoverá encontros de networking para aproximar centros educacionais, agências, instituições e profissionais do setor — uma oportunidade para criar conexões, compartilhar projetos e fomentar alianças que impulsionem o crescimento desse segmento turístico.